Esboço de Pregação: O Trono da Graça e o Acesso a Deus

Esboço de Pregação: O Trono da Graça

Assim, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade. Hebreus 4:16

O Acesso que Temos a Deus

O livro de Hebreus nos apresenta a obra de Jesus como nosso Sumo Sacerdote perfeito, aquele que abriu um caminho novo e vivo para a presença de Deus. Com efeito, por causa do Seu sacrifício, a sala do trono do universo, antes um lugar de temor, se tornou um lugar de favor.

Sendo assim, este convite para nos aproximarmos é uma das mais incríveis e revolucionárias verdades do cristianismo. Portanto, vamos entender o que significa e como podemos desfrutar deste acesso ilimitado.

1. O Trono

Primeiramente, é fundamental entender a transformação do trono. No Antigo Testamento, a ideia de se aproximar do trono de Deus era associada a um juízo santo e a um medo reverente; ninguém podia entrar na presença de Deus de forma leviana.

Em Cristo, contudo, este mesmo trono de soberania e poder tornou-se um “trono da graça”. Em outras palavras, o centro de comando do universo agora é, para os crentes, a fonte de onde fluem o favor imerecido e a ajuda divina, tudo por causa de Jesus.

2. A Atitude

Em segundo lugar, o texto nos instrui sobre a atitude com que devemos nos aproximar: “com toda a confiança”. É crucial notar que esta confiança não se baseia em nossa própria perfeição ou mérito.

Pelo contrário, nossa ousadia vem do fato de que Jesus é nosso grande Sumo Sacerdote e nosso representante. De fato, Ele já entrou na presença do Pai por nós. Portanto, não nos aproximamos com medo ou hesitação, mas com a certeza de que seremos bem-recebidos por causa d’Aquele que nos representa.

3. Os Dois Presentes

Finalmente, ao chegarmos a este trono, o que encontramos? A Bíblia nos promete dois presentes divinos. Primeiramente, recebemos “misericórdia”. Isto é, por causa de Cristo, não recebemos o castigo que nossos pecados passados mereciam; em vez disso, recebemos perdão.

E, ademais, encontramos “graça para nos ajudar no momento da necessidade”. Ou seja, recebemos a capacitação e a força que não merecemos para lidar com nossas lutas presentes e futuras. A misericórdia lida com o nosso ontem, e a graça nos equipa para o nosso hoje e amanhã.

Conclusão: Não Hesite em se Aproximar

Portanto, a aplicação desta verdade é direta e transformadora. Não hesite em se aproximar de Deus em oração, não importa o que você tenha feito ou o que esteja enfrentando. Seu trono está aberto para você 24 horas por dia, 7 dias por semana. Corra para Ele com confiança. Inegavelmente, lá você encontrará toda a misericórdia para cobrir suas falhas e toda a graça que precisa para vencer cada situação da sua vida.

Quais versículos bíblicos falam sobre missões?

Quais versículos bíblicos falam sobre missões?

Quais são as 10 perguntas mais difíceis da Bíblia?

Quais são as 10 perguntas mais difíceis da Bíblia?