Dicionário Bíblico: Significados de palavras difíceis de A a Z

Dicionário Bíblico: Significados de palavras difíceis de A a Z

Dicionário Bíblico Expandido: Etimologia e Significados

Para o estudante das Escrituras, compreender a origem das palavras é a chave para destravar a profundidade dos textos sagrados. Abaixo, apresentamos 100 termos essenciais, com suas raízes etimológicas e explicações teológicas.

1. Abba

Etimologia: Do aramaico abba, “pai”.

Termo de intimidade usado por Jesus e pelos cristãos primitivos para expressar a proximidade e o relacionamento filial com Deus, indicando uma confiança total que supera qualquer dúvida sobre se é pecado duvidar da minha fé.

2. Abismo

Etimologia: Do grego abyssos, “sem fundo”.

Refere-se às profundezas insondáveis, ao mar primordial ou ao reino dos mortos. Biblicamente, simboliza o caos, a separação de Deus ou a morada de espíritos malignos aprisionados.

3. Absinto

Etimologia: Do grego apsinthion, planta amarga.

Planta de sabor extremamente amargo. Nas Escrituras, é usada metaforicamente para descrever calamidade, sofrimento intenso e a amargura que muitas vezes acompanha momentos de estresse, exigindo sabedoria sobre como lidar com a ansiedade.

4. Adoção

Etimologia: Do latim adoptio, “escolher para si”.

Ato jurídico e espiritual onde Deus recebe o crente em Sua família. Garante todos os direitos, privilégios e herança de filhos, sendo um tema central em qualquer estudo bíblico sobre família.

5. Adonai

Etimologia: Do hebraico Adonai, “meus Senhores” (plural majestático).

Título reverente usado pelos judeus em substituição ao nome sagrado YHWH, enfatizando a soberania absoluta e a autoridade de Deus sobre toda a criação.

6. Agápe

Etimologia: Do grego agapē, amor fraterno ou divino.

Palavra para o amor divino e incondicional. Não se baseia em sentimentos ou mérito do objeto amado, mas na decisão e natureza do amante. É o amor sacrificial.

7. Aliança

Etimologia: Do latim alligare, “ligar junto”. Hebraico berith.

Um pacto ou acordo solene entre duas partes. Na Bíblia, refere-se especialmente ao vínculo de sangue estabelecido por Deus com Seu povo, contendo promessas irrevogáveis.

8. Alfa

Etimologia: Primeira letra do alfabeto grego.

Título de Cristo que denota que Ele é o princípio de todas as coisas, a fonte da criação e a origem da vida, antes de qualquer tempo existir.

9. Amém

Etimologia: Do hebraico amen, “firme”, “confiável”.

Significa “assim seja” ou “verdadeiramente”. É uma confirmação de fé, concordância e confiança na veracidade do que foi dito ou orado.

10. Anátema

Etimologia: Do grego anathema, “oferta votiva” (sentido tardio: amaldiçoado).

Algo consagrado para destruição ou maldito. Refere-se a uma pessoa ou objeto banido da comunhão cristã ou dedicado ao juízo divino por ser abominável.

11. Anticristo

Etimologia: Do grego antichristos, “contra Cristo” ou “em lugar de Cristo”.

Aquele que se opõe a Cristo ou tenta usurpar Seu lugar. Refere-se tanto ao espírito de oposição presente no mundo quanto à figura escatológica final.

12. Antinomismo

Etimologia: Do grego anti (contra) + nomos (lei).

Crença errônea de que, sob a graça, não precisamos obedecer à lei moral. É uma distorção da liberdade, muitas vezes usada por quem não sabe como lidar com a pressão para se encaixar no mundo sem regras.

13. Apocalipse

Etimologia: Do grego apokalypsis, “revelação”, “descobrir”.

Refere-se ao último livro da Bíblia e ao gênero literário que descreve, através de símbolos, o fim dos tempos e a vitória final de Deus sobre o mal.

14. Apócrifos

Etimologia: Do grego apokryphos, “oculto”, “escondido”.

Livros religiosos que não foram incluídos no cânon oficial da Bíblia hebraica ou protestante por não terem autoridade divina reconhecida universalmente.

15. Apostasia

Etimologia: Do grego apostasia, “revolta”, “deserção”.

O ato de abandonar ou renunciar deliberadamente à fé anteriormente professada. É um desvio grave e consciente da verdade do Evangelho.

16. Arcanjo

Etimologia: Do grego archangelos, “anjo principal”.

Um anjo de alta patente ou líder. Miguel é o único explicitamente chamado de arcanjo na Bíblia, liderando os exércitos celestiais.

17. Armagedom

Etimologia: Do hebraico Har Megiddo, “Monte de Megido”.

Local simbólico da batalha final entre as forças de Deus e as do mal. Representa o juízo definitivo e a vitória esmagadora do Senhor.

18. Arrebatamento

Etimologia: Do latim rapturus, “ser levado violentamente”. Grego harpazo.

Evento onde os crentes serão “tomados” para encontrar o Senhor nos ares, sendo livrados da ira vindoura e transformados instantaneamente.

19. Ascensão

Etimologia: Do latim ascensio, “subida”.

A subida visível e corporal de Jesus ao céu 40 dias após a ressurreição. Marca Sua exaltação à destra do Pai e o início de Seu ministério como Sumo Sacerdote.

20. Aspersão

Etimologia: Do latim aspersio, “borrifar”.

Ato de borrifar água ou sangue. No Antigo Testamento, simbolizava purificação ritual e consagração de objetos ou pessoas a Deus.

21. Baal

Etimologia: Do hebraico Ba’al, “senhor”, “dono” ou “marido”.

Principal divindade masculina dos cananeus, deus da tempestade e fertilidade. Sua adoração foi uma tentação constante para o antigo Israel.

22. Bálsamo

Etimologia: Do grego balsamon, resina aromática.

Resina usada para cura. Metaforicamente, refere-se ao conforto espiritual que Deus provê para aqueles que buscam alívio sobre como lidar com a ansiedade e o estresse da vida.

23. Batismo

Etimologia: Do grego baptisma, “imersão”, “mergulho”.

Sacramento que simboliza a identificação do crente com a morte, sepultamento e ressurreição de Cristo, representando a purificação dos pecados.

24. Bem-aventurado

Etimologia: Do latim bene (bem) + aventurado (afortunado). Grego makarios.

Significa “mais que feliz”. Descreve o estado de favor divino e alegria profunda daqueles que pertencem ao Reino de Deus.

25. Blasfêmia

Etimologia: Do grego blasphemia, “falar mal”, “injúria”.

Falar de modo insultuoso contra Deus. Atribuir o mal a Deus ou negar Seu poder são formas graves de blasfêmia.

26. Cálice

Etimologia: Do latim calix, “taça”.

Na Bíblia, frequentemente usado como metáfora para o destino divinamente designado, seja de bênção ou, mais comumente, da ira e sofrimento (Getsêmani).

27. Cânon

Etimologia: Do grego kanōn, “cana”, “vara de medir”, “regra”.

A lista oficial dos livros reconhecidos como divinamente inspirados e autoritativos para a fé e prática cristã.

28. Carne

Etimologia: Do latim caro. Grego sarx.

Teologicamente, refere-se à natureza humana decaída e pecaminosa, oposta ao Espírito. É a inclinação natural para o egoísmo e rebeldia.

29. Cefas

Etimologia: Do aramaico Kepha, “rocha” ou “pedra”.

Nome dado por Jesus a Simão (Pedro). Indica o caráter firme e a função fundacional que ele teria na liderança da igreja primitiva.

30. Centurião

Etimologia: Do latim centurio, comandante de uma centúria (100 homens).

Oficial do exército romano. No Novo Testamento, vários são citados como exemplos de fé e temor a Deus, mesmo sendo gentios.

31. Circuncisão

Etimologia: Do latim circumcisio, “cortar ao redor”.

Sinal físico da aliança de Deus com Abraão. No Novo Testamento, representa a “circuncisão do coração”, uma transformação interior operada pelo Espírito.

32. Concílio

Etimologia: Do latim concilium, “assembleia”.

Reunião formal de líderes da igreja para decidir questões de doutrina. O Concílio de Jerusalém (Atos 15) foi o primeiro, definindo a inclusão dos gentios.

33. Consolação

Etimologia: Do latim consolatio, “conforto”.

Ato de encorajar e fortalecer. Obra do Espírito Santo na vida do crente, essencial para quem busca paz e sabe como lidar com a ansiedade em tempos difíceis.

34. Contrição

Etimologia: Do latim contritio, “triturar”, “moer”.

Arrependimento profundo e tristeza pelo pecado. Um “coração contrito” é aquele que foi moído pela consciência do erro e busca o perdão divino.

35. Cordeiro

Etimologia: Do latim cordarius (tardio). Hebraico seh.

Título de Jesus que enfatiza Sua natureza sacrificial e pura. Ele é o “Cordeiro de Deus” que substitui o pecador na expiação.

36. Decálogo

Etimologia: Do grego dekalogos, “dez palavras”.

Refere-se aos Dez Mandamentos dados por Deus a Moisés no Monte Sinai, resumindo a lei moral eterna para a humanidade.

37. Diácono

Etimologia: Do grego diakonos, “servo”, “ajudante”.

Oficial da igreja encarregado de ministrar às necessidades práticas. Entender esse serviço é vital para quem busca como saber a vontade de Deus para minha vida profissional e ministerial.

38. Discípulo

Etimologia: Do latim discipulus, “aluno”, “aprendiz”.

Seguidor comprometido. Mais que um aluno intelectual, o discípulo busca imitar a vida, o caráter e a missão de seu mestre (Jesus).

39. Dízimo

Etimologia: Do latim decimus, “décimo”.

A décima parte da renda. No Antigo Testamento, era consagrado ao sustento dos levitas. Simboliza o reconhecimento de que tudo vem de Deus.

40. Dogma

Etimologia: Do grego dogma, “opinião”, “decreto”.

Verdade doutrinária estabelecida e inegociável, baseada na autoridade das Escrituras. Princípios fundamentais da fé cristã definidos pela Igreja.

41. Éfode

Etimologia: Do hebraico ephod.

Veste sacerdotal usada pelo Sumo Sacerdote. Continha pedras preciosas representando as tribos de Israel e guardava o Urim e Tumim.

42. Eleição

Etimologia: Do latim electio, “escolha”.

Ato soberano de Deus de escolher pessoas para a salvação. Não é por mérito, mas por graça, um mistério que leva alguns a perguntar se é pecado duvidar da minha fé ou escolha.

43. Emanuel

Etimologia: Do hebraico Immanu’el, “Deus conosco”.

Nome profético de Jesus. Revela o mistério da encarnação: o Criador não está distante, mas habitando entre Suas criaturas para salvá-las.

44. Encarnação

Etimologia: Do latim incarnatio, “fazer-se carne”.

O milagre onde o Filho de Deus assumiu a natureza humana. Jesus tornou-se carne sem deixar de ser Deus, unindo o divino e o humano.

45. Epifania

Etimologia: Do grego epiphaneia, “aparição”, “manifestação”.

Refere-se à revelação de Jesus ao mundo, celebrada na visita dos magos, mostrando que a luz de Cristo veio para todas as nações.

46. Epístola

Etimologia: Do grego epistolē, “carta”, “mensagem”.

Carta formal escrita para ensinar ou corrigir. As epístolas do Novo Testamento contêm as doutrinas essenciais para a igreja.

47. Escriba

Etimologia: Do latim scriba, “copista”. Hebraico sopher.

Especialista na cópia e interpretação da Lei. Eram teólogos influentes, mas muitas vezes opositores de Jesus devido ao seu legalismo.

48. Exegese

Etimologia: Do grego exēgēsis, “explicação”, “conduzir para fora”.

O processo de extrair o significado original de um texto bíblico. O oposto de “eisegese” (inserir suas próprias ideias no texto).

49. Expiação

Etimologia: Do latim expiatio, “satisfação”. Hebraico kippur (cobrir).

Ato de cobrir a culpa do pecado através de um sacrifício. A morte de Cristo é a expiação perfeita que nos reconcilia com Deus.

50. Fariseu

Etimologia: Do hebraico perushim, “separados”.

Membro de uma seita judaica estrita que observava minuciosamente a Lei e as tradições. Jesus criticou sua ênfase na aparência exterior.

51. Filactérios

Etimologia: Do grego phylaktērion, “posto de guarda”, “amuleto”.

Pequenas caixas de couro com trechos da Lei, usadas na testa e no braço. Jesus alertou contra usá-los apenas para exibir piedade.

52. Geena

Etimologia: Do grego Geenna, do hebraico Ge Hinnom (Vale de Hinom).

Local de queima de lixo fora de Jerusalém que se tornou símbolo do inferno, do juízo final e da punição eterna para os ímpios.

53. Gnose

Etimologia: Do grego gnōsis, “conhecimento”.

Refere-se ao Gnosticismo, heresia que alegava que a salvação vinha por um conhecimento secreto, negando a humanidade física de Jesus.

54. Gólgota

Etimologia: Do aramaico Gulgulta, “caveira”.

Local fora dos muros de Jerusalém onde Jesus foi crucificado. Chamado de Calvário em latim. Palco central da redenção humana.

55. Graça

Etimologia: Do latim gratia. Grego charis.

Favor imerecido de Deus. É receber a salvação que não merecemos, fundamental para entender que não é por obras, o que alivia quem busca é pecado duvidar da minha fé baseada em performance.

56. Hades

Etimologia: Do grego Haidēs, “o invisível”.

Equivalente grego ao “Sheol” hebraico. Refere-se ao reino dos mortos ou estado intermediário da alma entre a morte física e a ressurreição.

57. Heresia

Etimologia: Do grego hairesis, “escolha”, “facção”.

Opinião doutrinária que diverge da verdade bíblica ortodoxa, ameaçando a essência da fé cristã e a unidade da igreja.

58. Hermenêutica

Etimologia: Do grego hermēneutikē, “arte de interpretar”.

A ciência de interpretar textos bíblicos. Define regras para compreender corretamente o que a Bíblia diz e como se aplica hoje.

59. Hipocrisia

Etimologia: Do grego hypokrisis, “atuar no palco”.

Originalmente, referia-se a um ator. Espiritualmente, é fingir piedade externa enquanto o coração está longe de Deus.

60. Hosana

Etimologia: Do hebraico hosha na, “salva-nos agora”.

Expressão de súplica que se tornou uma aclamação de louvor, reconhecendo Jesus como o Messias libertador na Sua entrada em Jerusalém.

61. Hóspede

Etimologia: Do latim hospes, “anfitrião” ou “convidado”.

Na Bíblia, o estrangeiro recebia proteção sagrada. Acolher o hóspede é um dever cristão, refletindo o amor de Deus pelos excluídos.

62. Idolatria

Etimologia: Do grego eidōlolatreia, “adoração de imagens”.

Adorar qualquer coisa no lugar de Deus. Inclui colocar dinheiro ou ego como prioridade, algo comum na pressão para se encaixar no mundo moderno.

63. Imersão

Etimologia: Do latim immersio, “mergulhar”.

Modo de batismo que simboliza o sepultamento total do velho homem e a ressurreição para uma nova vida em Cristo.

64. Imputação

Etimologia: Do latim imputare, “lançar na conta”.

Termo jurídico. Significa creditar algo na conta de outrem. Nossos pecados foram imputados a Cristo, e Sua justiça foi imputada a nós.

65. Incensário

Etimologia: Do latim incensum, “aquilo que é queimado”.

Utensílio usado no Templo. Simboliza as orações dos santos subindo a Deus como um aroma suave e agradável.

66. Inspiração

Etimologia: Do latim inspiratio, “soprar para dentro”.

Ação do Espírito Santo em guiar os autores bíblicos para registrarem a Palavra de Deus sem erro (“soprada por Deus”).

67. Intercessão

Etimologia: Do latim intercessio, “intervir”.

Colocar-se entre duas partes para pleitear a favor de uma. Jesus é nosso intercessor perfeito, orando por nós junto ao Pai.

68. Jugo

Etimologia: Do latim iugum. Grego zygos.

Peça que une bois. Metaforicamente, representa união ou servidão. O jugo de Jesus é suave, trazendo descanso para a alma.

69. Justiça

Etimologia: Do latim iustitia, “conformidade com a lei”.

Conformidade com o caráter de Deus. Refere-se à retidão pessoal e à ação de Deus em nos justificar pela fé em Cristo.

70. Kenosis

Etimologia: Do grego kenōsis, “esvaziamento”.

Refere-se ao “esvaziamento” de Cristo (Fp 2). Ele não deixou de ser Deus, mas abriu mão temporariamente de Sua glória visível.

71. Levita

Etimologia: Do hebraico Lewi, “unido”.

Descendente de Levi. Eram separados para cuidar do Templo e do ensino. Seu serviço é um modelo para quem busca como saber a vontade de Deus para minha vida profissional no ministério.

72. Maná

Etimologia: Do hebraico man hu, “o que é isto?”.

O “pão do céu” que Deus proveu no deserto. Simboliza a provisão diária e aponta para Cristo, o verdadeiro Pão da Vida.

73. Maranata

Etimologia: Do aramaico marana tha, “Vem, nosso Senhor”.

Uma oração da igreja primitiva expressando o anseio ardente e a esperança viva pela volta iminente de Jesus.

74. Messias

Etimologia: Do hebraico Mashiach, “O Ungido”.

Título do rei salvador prometido por Deus. Em grego, traduz-se como “Cristo”. Jesus é o cumprimento perfeito dessa promessa milenar.

75. Milênio

Etimologia: Do latim mille (mil) + annus (ano).

Período de mil anos citado em Apocalipse 20. Refere-se ao reinado de Cristo, interpretado de diversas formas na escatologia.

76. Misericórdia

Etimologia: Do latim misericordia, “coração para com a miséria”.

Compaixão de Deus. É o aspecto do amor divino que não executa o julgamento que merecemos, aliviando nosso sofrimento e culpa.

77. Mistério

Etimologia: Do grego mystērion, “segredo iniciado”.

Na Bíblia, não é algo inexplicável, mas uma verdade divina que estava oculta no passado e foi revelada no Novo Testamento.

78. Neófito

Etimologia: Do grego neophytos, “recém-plantado”.

Refere-se a um novo convertido na fé cristã. Precisa de tempo para amadurecer antes de assumir posições de liderança.

79. Ômega

Etimologia: Última letra do alfabeto grego.

Título de Jesus indicando que Ele é o fim, a meta e a consumação de toda a história. Ele é o Alfa e o Ômega.

80. Onipotente

Etimologia: Do latim omnipotens, “todo poderoso”.

Atributo exclusivo de Deus. Ele tem poder ilimitado para fazer tudo, uma verdade que a ciência confirma quando vemos que os olhos provam a existência de Deus e Sua complexidade criativa.

81. Onipresente

Etimologia: Do latim omni (tudo) + praesens (presente).

Atributo de Deus de estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Ele não é limitado pelo espaço; Ele preenche o universo.

82. Onisciente

Etimologia: Do latim omni (tudo) + sciens (saber).

Atributo de Deus que sabe todas as coisas: passado, presente, futuro e possibilidades. Nada está oculto ao Seu conhecimento.

83. Parábola

Etimologia: Do grego parabolē, “colocar ao lado”, “comparação”.

História terrena com significado celestial. Método de ensino de Jesus, usando o cotidiano para ilustrar verdades espirituais.

84. Parousia

Etimologia: Do grego parousia, “presença”, “chegada oficial”.

Termo técnico usado no Novo Testamento para descrever a Segunda Vinda gloriosa e visível de Jesus Cristo.

85. Pentateuco

Etimologia: Do grego penta (cinco) + teuchos (livro/estojo).

Os cinco primeiros livros da Bíblia (Gênesis a Deuteronômio), escritos por Moisés. Base da Lei e da revelação divina.

86. Pentecostes

Etimologia: Do grego pentēkostē, “quinquagésimo”.

Festa celebrada 50 dias após a Páscoa. Marca a descida do Espírito Santo e o nascimento da Igreja cristã com poder.

87. Predestinação

Etimologia: Do latim praedestinatio, “determinar antes”.

Doutrina de que Deus, em Sua soberania, determinou o destino dos eleitos para a salvação e conformidade com Cristo.

88. Presbítero

Etimologia: Do grego presbyteros, “ancião”.

Líder espiritual na igreja responsável pelo pastoreio e supervisão. Termo intercambiável com pastor ou bispo no NT.

89. Primícias

Etimologia: Do latim primitiae, “primeiros frutos”.

Os primeiros frutos da colheita, consagrados a Deus. Cristo é as “primícias”, garantindo a ressurreição futura de todos os crentes.

90. Prosélito

Etimologia: Do grego prosēlytos, “aquele que chegou”, “estrangeiro”.

Gentio convertido totalmente ao judaísmo. No cristianismo, lembra que não devemos ceder à pressão para se encaixar no mundo, mas viver nossa nova identidade.

91. Providência

Etimologia: Do latim providentia, “ver à frente”.

O cuidado soberano de Deus em sustentar o universo e dirigir todas as coisas para o cumprimento de Seus propósitos.

92. Redenção

Etimologia: Do latim redemptio, “comprar de volta”.

Libertar um escravo mediante pagamento. Cristo nos redimiu da escravidão do pecado pagando com Seu próprio sangue.

93. Remanescente

Etimologia: Do latim remanere, “ficar para trás”, “restar”.

Pequeno grupo de fiéis que permanece leal a Deus em meio à apostasia. Deus sempre preserva um remanescente.

94. Saduceu

Etimologia: Provavelmente de Zadoque (Sumo Sacerdote).

Grupo aristocrático judaico que negava a ressurreição e anjos, aceitando apenas a Lei escrita. Opositores teológicos dos fariseus.

95. Santificação

Etimologia: Do latim sanctificatio, “fazer santo”.

Processo contínuo de ser separado do pecado e transformado à semelhança de Cristo pelo poder do Espírito Santo.

96. Septuaginta

Etimologia: Do latim septuaginta, “setenta”.

Antiga tradução grega do AT (LXX). Foi a “Bíblia” usada pelos apóstolos na evangelização do mundo grego.

97. Sinédrio

Etimologia: Do grego synedrion, “sentar junto”, “conselho”.

Supremo tribunal judaico em Jerusalém. Composto por 71 membros, foi o órgão que julgou e condenou Jesus.

98. Tabernáculo

Etimologia: Do latim tabernaculum, “tenda”, “cabana”.

Tenda móvel de adoração no deserto. Lugar da habitação de Deus entre o povo, prefigurando Cristo e a Igreja.

99. Transfiguração

Etimologia: Do latim transfiguratio, “mudança de forma”.

Evento onde Jesus revelou Sua glória divina no monte, demonstrando Sua supremacia sobre a Lei (Moisés) e os Profetas (Elias).

100. Tribulação

Etimologia: Do latim tribulatio, “trilhar”, “prensar”.

Estado de grande aflição. Pode referir-se às provações cristãs ou ao período final de angústia profetizado para o mundo.

101. Adoração

Etimologia: Do latim adoratio, “render culto”.

Ato de reverência suprema e amor dirigido exclusivamente a Deus. Envolve submissão total do coração, mente e vontade ao Criador.

102. Agoureiro

Etimologia: Do latim augurium, “observador de aves”.

Praticante de adivinhação que tentava prever o futuro observando sinais da natureza. Prática estritamente proibida por Deus em Israel.

103. Alabastro

Etimologia: Do grego alabastros.

Pedra macia, geralmente branca, usada para fazer frascos de perfume caros. O “vaso de alabastro” quebrado aos pés de Jesus simboliza entrega total.

104. Almude

Etimologia: Do árabe al-mudd.

Unidade de medida para líquidos usada nos tempos bíblicos, equivalente a cerca de 16 a 25 litros, dependendo da região e época.

105. Amalequitas

Etimologia: Descendentes de Amaleque.

Tribo nômade inimiga de Israel, descendente de Esaú. Representam espiritualmente a “carne” que luta perpetuamente contra o Espírito.

106. Amorreus

Etimologia: Do acádio Amurru, “ocidentais”.

Povo poderoso que habitava Canaã antes da conquista israelita. Sua iniquidade é frequentemente citada como motivo do juízo divino sobre a terra.

107. Ancião

Etimologia: Do latim antianus, “antigo”.

Homem de idade avançada e sabedoria, reconhecido como líder na comunidade judaica ou na igreja (presbítero) para governar e julgar.

108. Anjo

Etimologia: Do grego angelos, “mensageiro”.

Ser espiritual criado por Deus para servi-Lo e atuar como mensageiro ou protetor dos seres humanos, executando a vontade divina.

109. Areópago

Etimologia: Do grego Areios pagos, “Colina de Ares”.

Local em Atenas onde se reunia o conselho supremo da cidade. Foi onde Paulo pregou seu famoso sermão sobre o “Deus Desconhecido”.

110. Arca

Etimologia: Do latim arca, “caixa”, “baú”.

Pode referir-se à embarcação de Noé (salvação do juízo) ou à Arca da Aliança (presença de Deus), o objeto mais sagrado do Tabernáculo.

111. Avareza

Etimologia: Do latim avaritia, “cobiça”.

Desejo desordenado de acumular riquezas. A Bíblia a chama de idolatria, pois coloca o dinheiro no lugar de Deus, gerando ansiedade sobre como lidar com o estresse financeiro.

112. Azazel

Etimologia: Do hebraico, significado incerto (“bode expiatório” ou “afastamento”).

Nome associado ao bode enviado ao deserto no Dia da Expiação (Yom Kippur), simbolizando a remoção total dos pecados do povo.

113. Babilônia

Etimologia: Do acádio Babilu, “porta de deus”. Hebraico Babel (confusão).

Cidade e império antigo inimigo de Deus. No Apocalipse, simboliza o sistema mundial corrupto, religioso e comercial que se opõe a Cristo.

114. Beelzebu

Etimologia: Do hebraico Baal-Zebub, “senhor das moscas”.

Originalmente uma divindade filisteia, tornou-se no Novo Testamento um título para Satanás, o príncipe dos demônios.

115. Belial

Etimologia: Do hebraico beliya’al, “sem valor”, “inutilidade”.

Personificação da perversidade. Usado para descrever pessoas ímpias (“filhos de Belial”) e, posteriormente, como sinônimo do próprio Diabo (2 Co 6:15).

116. Bênção

Etimologia: Do latim benedictio, “falar bem”.

Ato de invocar o favor divino sobre alguém. Biblicamente, é mais que palavras; é a transmissão de poder, vida e prosperidade espiritual.

117. Betel

Etimologia: Do hebraico Beth-El, “Casa de Deus”.

Lugar onde Jacó teve a visão da escada celestial. Tornou-se um centro de adoração, mas depois foi corrompido pela idolatria dos bezerros de ouro.

118. Bispo

Etimologia: Do grego episkopos, “supervisor”.

Líder da igreja responsável por supervisionar o rebanho. No Novo Testamento, o termo é frequentemente intercambiável com presbítero (ancião) e pastor.

119. Cades

Etimologia: Do hebraico Qadesh, “sagrado”.

Também Cades-Barneia. Oásis no deserto onde Israel acampou e de onde os espias foram enviados. Local de rebelião e decisão crítica.

120. Candelabro

Etimologia: Do latim candelabrum. Hebraico Menorá.

Castiçal de ouro de sete hastes usado no Tabernáculo. Simboliza a luz de Deus e, no Apocalipse, representa as igrejas que portam a luz de Cristo.

121. Cativeiro

Etimologia: Do latim captivitas.

Período de exílio forçado dos judeus (especialmente na Babilônia). Espiritualmente, refere-se à escravidão do pecado antes da libertação em Cristo.

122. Cisma

Etimologia: Do grego schisma, “divisão”, “rasgo”.

Ruptura ou divisão dentro do corpo de crentes devido a divergências doutrinárias ou pessoais. A Bíblia exorta contra cismas, buscando a unidade.

123. Cizânia

Etimologia: Do grego zizanion, “joio”.

Erva daninha que se assemelha ao trigo. Usada por Jesus na parábola para representar os filhos do maligno infiltrados no Reino de Deus.

124. Comungar

Etimologia: Do latim communio, “partilhar”.

Ter algo em comum, participar da intimidade. Refere-se à comunhão com Deus e com os irmãos, central na Ceia do Senhor e na vida da igreja.

125. Concubina

Etimologia: Do latim concubina, “deitar com”.

Mulher que vivia maritalmente com um homem sem o status legal de esposa plena. Comum nos tempos patriarcais, mas fora do ideal original de Deus para a família.

126. Confissão

Etimologia: Do latim confessio, “reconhecer”.

Ato de declarar abertamente os pecados a Deus (para perdão) ou declarar a fé em Cristo (para salvação). É concordar com Deus sobre a verdade.

127. Conversão

Etimologia: Do latim conversio, “virar-se”.

Mudança radical de direção. É dar as costas ao pecado e voltar-se para Deus com fé e arrependimento, resultando em nova vida.

128. Côvado

Etimologia: Do latim cubitum, “cotovelo”.

Medida de comprimento baseada na distância do cotovelo à ponta do dedo médio (aprox. 45 cm). Usada na construção da Arca e do Templo.

129. Cruz

Etimologia: Do latim crux.

Instrumento de execução romano. Para o cristão, deixou de ser símbolo de vergonha para ser o símbolo supremo do amor, sacrifício e redenção de Deus.

130. Decápole

Etimologia: Do grego deka (dez) + polis (cidade).

Região formada por dez cidades gregas a leste do Jordão. Jesus ministrou ali, demonstrando que o Evangelho alcançava também culturas gentílicas.

131. Dedicação

Etimologia: Do latim dedicatio. Hebraico Hanukkah.

Consagração solene de algo a Deus (como o Templo). A Festa da Dedicação celebrava a purificação do Templo após a profanação grega.

132. Denário

Etimologia: Do latim denarius, “contendo dez”.

Moeda romana de prata equivalente ao salário de um dia de trabalho de um trabalhador comum nos tempos de Jesus.

133. Diabo

Etimologia: Do grego diabolos, “acusador”, “caluniador”.

Título de Satanás que destaca seu papel de acusar os irmãos e espalhar mentiras para destruir o relacionamento entre o homem e Deus.

134. Diáspora

Etimologia: Do grego diaspora, “dispersão”.

Refere-se aos judeus que viviam fora da terra de Israel, dispersos entre as nações. Foram pontes importantes para a expansão inicial do Evangelho.

135. Dilúvio

Etimologia: Do latim diluvium, “inundação”.

Catástrofe global de águas enviada por Deus nos dias de Noé para julgar a corrupção humana, preservando apenas a família justa na Arca.

136. Discernimento

Etimologia: Do latim discernere, “separar”, “distinguir”.

Capacidade espiritual de distinguir entre a verdade e o erro, o bem e o mal. Essencial para não ser enganado por falsas doutrinas.

137. Dispensação

Etimologia: Do latim dispensatio, “administração”.

Período ou modo específico de Deus administrar Seu relacionamento com a humanidade (ex: Lei, Graça), revelando progressivamente Sua vontade.

138. Doutrina

Etimologia: Do latim doctrina, “ensino”.

Corpo de verdades e ensinamentos bíblicos fundamentais. A “sã doutrina” é vital para a saúde espiritual e proteção contra heresias.

139. Dracma

Etimologia: Do grego drachmē, “punhado”.

Moeda grega de prata, aproximadamente equivalente ao denário romano. Citada na parábola da mulher que perdeu a moeda.

140. Éden

Etimologia: Do hebraico Eden, “prazer”, “delícia”.

O jardim paradisíaco criado por Deus para a habitação dos primeiros humanos. Simboliza a comunhão perfeita e a inocência perdida.

141. Edificação

Etimologia: Do latim aedificatio, “construção”.

Ato de promover o crescimento espiritual de si mesmo ou de outros. O objetivo dos dons espirituais é a edificação da Igreja.

142. Elohim

Etimologia: Do hebraico Elohim (plural de majestade).

Nome genérico de Deus no Antigo Testamento, enfatizando Seu poder criativo e majestade. Usado em Gênesis 1:1.

143. Essênios

Etimologia: Origem incerta, possivelmente “piedosos”.

Seita judaica ascética que vivia isolada no deserto (Qumran). Focavam na pureza ritual e preservaram os Manuscritos do Mar Morto.

144. Eunuco

Etimologia: Do grego eunouchos, “guardião do leito”.

Homem castrado, geralmente oficial de confiança em cortes reais. Espiritualmente, Jesus falou de “eunucos pelo Reino”, referindo-se ao celibato voluntário.

145. Evangelho

Etimologia: Do grego euangelion, “boa notícia”.

A mensagem central do cristianismo: a boa nova da salvação em Jesus Cristo. Também se refere aos quatro livros que narram Sua vida.

146. Exílio

Etimologia: Do latim exilium, “banimento”.

A deportação dos judeus de sua terra prometida como juízo divino. Momento de crise que levou à reflexão e ao fortalecimento da fé monoteísta.

147. Êxodo

Etimologia: Do grego exodos, “saída”.

A libertação milagrosa dos israelitas da escravidão no Egito sob a liderança de Moisés. Evento central da redenção no Antigo Testamento.

148. Fé

Etimologia: Do latim fides. Grego pistis.

Certeza das coisas que se esperam e convicção de fatos que não se veem. É confiar totalmente em Deus, superando o medo de que é pecado duvidar em momentos de crise.

149. Filisteus

Etimologia: Do hebraico Pelishtim, “imigrantes”.

Povo do mar que se estabeleceu na costa de Canaã. Inimigos perenes de Israel (ex: Golias), representando oposição constante à fé.

150. Flagelo

Etimologia: Do latim flagellum, “chicote”.

Instrumento de tortura romano usado em Jesus. Metaforicamente, refere-se a pragas ou juízos divinos severos enviados sobre uma nação.

151. Fornicação

Etimologia: Do latim fornicatio. Grego porneia.

Termo geral para imoralidade sexual, incluindo sexo antes do casamento, adultério e outras práticas ilícitas condenadas pela Bíblia.

152. Getsêmani

Etimologia: Do aramaico Gat-Shemanim, “prensa de azeite”.

Jardim no Monte das Oliveiras onde Jesus orou em agonia antes de ser preso. Local de rendição total à vontade do Pai.

153. Gigantes

Etimologia: Do grego gigantes. Hebraico Nefilim/Rephaim.

Seres de grande estatura e força mencionados no AT (como os filhos de Anaque). Frequentemente associados a rebelião e violência antiga.

154. Glória

Etimologia: Do latim gloria. Hebraico Kabod (peso).

A manifestação visível da majestade, santidade e poder de Deus. É o “peso” da Sua presença que exige reverência.

155. Hallel

Etimologia: Do hebraico halal, “louvar”.

Conjunto de Salmos (113-118) cantados nas festas judaicas. Jesus provavelmente cantou o Hallel com os discípulos na Última Ceia.

156. Hebreus

Etimologia: De Éber ou “aqueles que atravessaram (o rio)”.

Nome étnico primitivo para os israelitas, descendentes de Abraão. Usado para distinguí-los dos estrangeiros.

157. Hissopo

Etimologia: Do hebraico ezov.

Planta usada em rituais de purificação para aspergir sangue ou água. Davi ora: “Purifica-me com hissopo”, pedindo limpeza espiritual profunda.

158. Homilética

Etimologia: Do grego homiletikos, “arte de conversar”.

A arte e ciência de preparar e pregar sermões. Fundamental para comunicar a Palavra de Deus de forma clara e eficaz.

159. Ídolo

Etimologia: Do grego eidōlon, “imagem”, “fantasma”.

Representação física de uma divindade ou qualquer coisa que ocupe o lugar de Deus no coração, sendo uma abominação ao Senhor.

160. Ignomínia

Etimologia: Do latim ignominia, “sem nome”, “vergonha”.

Desonra pública extrema. Jesus suportou a ignomínia da cruz, desprezando a vergonha, para nos salvar.

161. Imaculado

Etimologia: Do latim immaculatus, “sem mancha”.

Puro, sem pecado ou defeito moral. Exigência para os sacrifícios no AT, prefigurando Jesus, o Cordeiro sem mancha.

162. Imprecação

Etimologia: Do latim imprecatio, “invocar mal”.

Pedido de juízo divino sobre os inimigos de Deus. Os Salmos Imprecatórios clamam por justiça divina contra o mal, não por vingança pessoal.

163. Incircunciso

Etimologia: Aquele que não tem a circuncisão.

Literalmente, um gentio. Espiritualmente, refere-se a alguém cujo coração é duro e fechado para Deus, resistente à Sua graça.

164. Inferno

Etimologia: Do latim infernus, “lugar inferior”.

Lugar de punição final e eterna para Satanás e os ímpios. Separado da presença benevolente de Deus, caracterizado por tormento consciente.

165. Ira

Etimologia: Do latim ira.

A reação santa e justa de Deus contra o pecado. Diferente da raiva humana descontrolada, é uma oposição necessária ao mal.

166. Israel

Etimologia: Do hebraico Yisra’el, “aquele que luta com Deus”.

Nome dado a Jacó e à nação descendente dele. Povo escolhido por Deus para ser portador da revelação e da linhagem do Messias.

167. Jejum

Etimologia: Do latim ieiunium, “vazio”.

Abstinência voluntária de alimentos para focar em oração e busca espiritual. Humilha a carne para fortalecer o espírito.

168. Jeová

Etimologia: Vocalização híbrida de YHWH com as vogais de Adonai.

Forma latinizada do nome de Deus. Embora “Yahweh” seja mais preciso, Jeová tornou-se tradicional em muitas traduções bíblicas.

169. Jubileu

Etimologia: Do hebraico yobel, “chifre de carneiro”.

Ano especial a cada 50 anos em Israel. Escravos eram libertos, dívidas perdoadas e terras devolvidas. Símbolo da redenção perfeita.

170. Judeu

Etimologia: De Judá, uma das 12 tribos.

Originalmente membro da tribo de Judá. Após o exílio, tornou-se o termo geral para todos os descendentes de Israel e seguidores do judaísmo.

171. Juízo

Etimologia: Do latim judicium.

Ato de Deus julgar o mundo com justiça. O Juízo Final determinará o destino eterno de cada ser humano com base em Cristo.

172. Lei

Etimologia: Do latim lex. Hebraico Torah (instrução).

A vontade revelada de Deus. Pode referir-se aos Dez Mandamentos, ao Pentateuco ou a todo o sistema mosaico que aponta para nossa necessidade de Cristo.

173. Levedura

Etimologia: Do latim levare, “levantar”.

Fermento. Na Bíblia, geralmente simboliza o pecado, a corrupção ou falsas doutrinas que se espalham silenciosamente e contaminam a massa toda.

174. Leviatã

Etimologia: Do hebraico livyathan, “animal que se enrola”.

Monstro marinho mítico ou real (crocodilo/dragão) descrito em Jó e Salmos. Símbolo das forças do caos e do mal que Deus domina.

175. Liturgia

Etimologia: Do grego leitourgia, “serviço público”.

A forma ordenada de culto público e adoração. No NT, refere-se ao serviço sacerdotal e ao ministério de socorro aos santos.

176. Livre-arbítrio

Etimologia: Do latim liberum arbitrium.

Capacidade humana de fazer escolhas reais. Teologicamente debatido quanto à sua extensão após a Queda e sua relação com a soberania divina.

177. Louvor

Etimologia: Do latim laudare.

Expressão de admiração e gratidão a Deus por quem Ele é e pelo que Ele faz. Ocorre através de música, palavras e vida consagrada.

178. Lúcifer

Etimologia: Do latim, “portador da luz”.

Nome tradicionalmente dado a Satanás antes de sua queda (Isaías 14), descrevendo sua beleza e posição original como “estrela da manhã” que caiu.

179. Mago

Etimologia: Do persa magush, classe sacerdotal.

Sábios ou astrólogos do Oriente (como os que visitaram Jesus). Diferente de feiticeiros condenados, estes buscavam a verdade.

180. Maldição

Etimologia: Do latim maledictio, “falar mal”.

Juízo divino ou consequência do pecado. Cristo se fez maldição por nós na cruz (Gl 3:13) para nos libertar da condenação da Lei.

181. Martírio

Etimologia: Do grego martyria, “testemunho”.

Sofrimento ou morte por causa da fé em Cristo. O mártir é a testemunha suprema que sela sua confissão com o próprio sangue.

182. Mediador

Etimologia: Do latim mediator, “aquele que está no meio”.

Alguém que intervém para reconciliar duas partes. Jesus é o único mediador entre Deus e os homens, unindo-os através de Seu sacrifício.

183. Milagre

Etimologia: Do latim miraculum, “algo maravilhoso”.

Intervenção sobrenatural de Deus no curso natural das coisas para revelar Seu poder, confirmar Sua mensagem e ajudar Seu povo, o que os olhos da fé reconhecem.

184. Mina

Etimologia: Unidade monetária grega/hebraica.

Valia cerca de 100 dracmas ou 3 meses de salário. Usada por Jesus na Parábola das Minas para ensinar sobre fidelidade e mordomia.

185. Mirra

Etimologia: Resina aromática.

Perfume caro usado em unção e embalsamamento. Presente no nascimento de Jesus e em Seu sepultamento, simbolizando Seu sofrimento e morte.

186. Moloc

Etimologia: Deus amonita.

Ídolo detestável a quem crianças eram sacrificadas no fogo. Prática abominável que Deus condenou severamente em Israel.

187. Mordomia

Etimologia: Administração de casa.

Princípio de que somos gerentes, não donos, de tudo o que Deus nos deu (tempo, talentos, dinheiro). Prestaremos contas de nossa administração.

188. Nazareno

Etimologia: Habitante de Nazaré.

Título de Jesus por ter crescido em Nazaré. Era um termo de desprezo (“pode vir algo bom de Nazaré?”), mas tornou-se glorioso.

189. Nefilim

Etimologia: Do hebraico, “caídos” ou “que fazem cair”.

Seres misteriosos de Gênesis 6, descritos como gigantes ou valentes da antiguidade. Associados à grande maldade pré-diluviana.

190. Oblação

Etimologia: Do latim oblatio, “oferta”.

Qualquer oferta ou dádiva apresentada a Deus, especialmente ofertas de cereais (não sangrentas) no sistema sacrificial levítico.

191. Oráculo

Etimologia: Do latim oraculum, “fala divina”.

Uma revelação ou mensagem solene vinda de Deus. Na Bíblia, refere-se às próprias Escrituras (“oráculos de Deus”) ou profecias de juízo.

192. Oração

Etimologia: Do latim oratio, “discurso”.

Comunicação consciente com Deus. Envolve louvor, confissão, agradecimento e súplica. É vital para quem busca saber a vontade de Deus.

193. Pacto

Etimologia: Do latim pactum.

Sinônimo de Aliança. Acordo solene. O “Novo Pacto” foi selado com o sangue de Jesus, substituindo a Antiga Aliança baseada na Lei.

194. Pagão

Etimologia: Do latim paganus, “habitante do campo”.

Alguém que não adora o Deus verdadeiro; idólatra. Termo usado para descrever as nações gentias e suas práticas religiosas politeístas.

195. Parácito

Etimologia: Do grego paraklētos, “chamado para o lado”.

Título do Espírito Santo (Consolador, Advogado, Ajudador). Aquele que caminha ao nosso lado para nos fortalecer e defender.

196. Páscoa

Etimologia: Do hebraico Pessach, “passar por cima”.

Festa que celebra a libertação do Egito. Para os cristãos, celebra a ressurreição de Cristo, nosso Cordeiro Pascal que nos livra da morte.

197. Patriarca

Etimologia: Do grego patriarchēs, “chefe de família”.

Os pais fundadores da nação de Israel (Abraão, Isaque, Jacó e seus filhos). Figuras centrais da promessa e da aliança divina.

198. Pecado

Etimologia: Do grego hamartia, “errar o alvo”.

Qualquer pensamento, palavra ou ação que viola a lei de Deus. É uma condição de rebelião que separa o homem de seu Criador.

199. Peregrino

Etimologia: Do latim peregrinus, “estrangeiro”.

Aquele que viaja por terra estranha. O cristão é um peregrino neste mundo, pois sua cidadania real e definitiva está nos céus.

200. Piedade

Etimologia: Do latim pietas, “devoção”.

Reverência a Deus demonstrada na prática. Vida de santidade e devoção sincera que busca agradar a Deus em todas as condutas.