Esboço de Pregação: A Próxima Geração e seu Chamado Missionário

Esboço de Pregação: A Próxima Geração e seu Chamado Missionário

Esboço de Pregação: A Próxima Geração e seu Chamado Missionário

“Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza.” – 1 Timóteo 4:12

Toda geração de cristãos se encontra a apenas uma geração da extinção. De fato, a fé que temos hoje foi passada a nós por aqueles que vieram antes, e temos a responsabilidade sagrada de passar essa tocha acesa para aqueles que vêm depois. Em nenhum lugar isso é mais crítico do que na Grande Comissão, pois o futuro da obra missionária global depende diretamente de como estamos, hoje, investindo em nossos filhos, adolescentes e jovens.

Contudo, muitas vezes, olhamos para eles e vemos apenas potencial futuro, dizendo “um dia eles serão…”. Em contrapartida, a Bíblia tem uma visão muito mais radical. Deus não vê a juventude como uma sala de espera para a vida adulta, mas, pelo contrário, como uma força poderosa e estratégica para o Seu Reino, aqui e agora.

Por exemplo, a ordem de Paulo a Timóteo, um jovem líder, não foi “espere até ser mais velho”. Foi “não deixe que ninguém te despreze por ser jovem, mas seja o exemplo AGORA”. Sendo assim, a nossa mensagem hoje tem dois destinatários: a igreja mais velha e a igreja mais nova. Para a primeira, o chamado é para equipar. Para a segunda, por sua vez, o chamado é para se levantar.

Desenvolvimento

1. O Histórico de Deus: Usando Jovens para Mudar o Mundo

A Bíblia é um livro repleto de histórias de Deus usando pessoas jovens de maneiras extraordinárias, especialmente quando os mais velhos estavam hesitantes ou desqualificados. Primeiramente, José, um adolescente, salvou nações da fome. Em seguida, Davi, um jovem pastor, derrotou o gigante que aterrorizava um exército inteiro. Ester, da mesma forma, uma jovem rainha, arriscou sua vida e salvou seu povo do genocídio. Jeremias, adicionalmente, foi chamado como profeta ainda muito jovem.

Além disso, Daniel e seus amigos, como jovens exilados, permaneceram fiéis em uma cultura pagã e influenciaram um império. E Timóteo, o destinatário de nossa passagem, foi um líder chave na igreja primitiva. Em outras palavras, Deus não tem uma restrição de idade para o serviço significativo.

Na verdade, Ele não olha para a data de nascimento, mas para a disponibilidade do coração. Portanto, devemos preencher as mentes de nossos jovens com esses exemplos, para que eles não acreditem na mentira cultural de que sua vida só começará a ter propósito depois da faculdade ou do casamento.

2. A Missão da Geração Atual: O Papel da Igreja em “Passar a Tocha”

A paixão missionária não é geneticamente transmitida; pelo contrário, ela é intencionalmente discipulada. Assim, a igreja tem um papel ativo e insubstituível em despertar o chamado missionário na próxima geração.

a) Ensino e Exposição: Inicialmente, não podemos esperar que os jovens se apaixonem por algo que não conhecem. Por isso, precisamos pregar sobre a teologia de missões, trazer missionários para compartilhar suas histórias e mostrar mapas dos povos não alcançados. Em suma, tornar a realidade do mundo e a necessidade do Evangelho vivas em suas mentes. Afinal, o conhecimento gera o fardo, e o fardo gera a ação.

b) Experiência e Envolvimento: A fé, sem dúvida, cresce com a prática. Consequentemente, precisamos criar “laboratórios” de missão para nossos jovens. Isso começa com projetos de serviço locais e evangelismo na vizinhança, e se estende a viagens missionárias de curto prazo. Com efeito, essas experiências tiram missões do campo teórico e as tornam uma realidade palpável, muitas vezes sendo o catalisador que Deus usa para confirmar um chamado de longo prazo.

c) Mentoria e Empoderamento: Finalmente, a geração mais velha precisa se aproximar. Cada jovem que sente um chamado precisa de um “Paulo” em sua vida, ou seja, um mentor mais velho que possa encorajar, guiar, orar e abrir portas. Mais importante ainda, precisamos empoderá-los, dando-lhes responsabilidades reais no ministério agora, confiando neles e permitindo que eles liderem, mesmo que cometam erros. Não os despreze, como Paulo advertiu, mas, ao invés disso, acredite neles.

3. O Desafio para a Geração Nova: “Sê o Exemplo”

Aos jovens presentes, a ordem de Paulo a Timóteo é para vocês. O seu maior impacto missionário, neste momento, é a integridade da sua vida.

  • Na Palavra: Como você fala? Ou seja, suas palavras constroem ou destroem? Elas são cheias de graça ou de fofoca e negatividade?
  • No Trato (Conduta): Como você vive quando ninguém está olhando? Em outras palavras, sua vida na escola, em casa e online reflete o senhorio de Cristo?
  • No Amor: Você é conhecido por seu amor sacrificial pelos outros, ou, ao contrário, por seu egoísmo?
  • Na Fé: Sua confiança está firmemente em Deus, mesmo quando as coisas são difíceis?
  • Na Pureza: Você está lutando por pureza moral e sexual em um mundo que a banaliza?

Em essência, sua vida é uma plataforma. Você é um missionário no seu time de futebol, no seu grupo de amigos, na sua sala de aula e em suas redes sociais. Consequentemente, quando você vive uma vida que é visivelmente diferente, as pessoas perguntarão o porquê, e você terá a oportunidade de compartilhar a esperança que há em você.

Conclusão

A continuidade da missão de Deus na Terra está em jogo. Certamente, não podemos nos dar ao luxo de perder esta geração. Na verdade, o ideal de Deus não é uma igreja onde os mais velhos trabalham e os jovens assistem. É, pelo contrário, uma igreja intergeracional, onde a sabedoria e a experiência dos mais velhos se unem à energia e à paixão dos mais novos, todos focados no mesmo objetivo: levar o Evangelho de Cristo a todas as nações.

Apelo

Portanto, o apelo hoje é duplo. Primeiramente, aos adultos e líderes da igreja: você está disposto a investir seu tempo, sua sabedoria e seus recursos para discipular intencionalmente a próxima geração para a missão? Comprometa-se a mentorar um jovem. E em segundo lugar, aos jovens: você está disposto a aceitar o desafio? A parar de esperar pelo “futuro” e começar a viver para Cristo com tudo o que você tem, agora? Ofereça sua juventude ao Senhor e diga: “Usa-me para a Tua glória, onde quer que eu esteja”.

Esboço de Pregação: Isaque e Rebeca, a vontade de Deus.

Esboço de Pregação: Isaque e Rebeca – Encontrando a Vontade de Deus Para Relacionamentos

Esboço de Pregação: Para a Glória de Deus Entre Todas as Nações

Esboço de Pregação: Para a Glória de Deus Entre Todas as Nações