Esboço de Pregação de Ano Novo: Vivendo o Sobrenatural

Esboço de Pregação de Ano Novo: Vivendo o Sobrenatural

Vivendo o Sobrenatural: Um Convite para Andar Sobre as Águas

Vivendo o Sobrenatural deve ser o alvo da Igreja para este novo ciclo que se inicia. Primeiramente, a maioria das pessoas entra no Ano Novo fazendo resoluções puramente naturais: perder peso, economizar dinheiro ou mudar de emprego. De fato, essas são metas válidas, mas limitadas.

Todavia, Deus nos chama para uma vida que transcende a lógica humana e as limitações da física. Nesse sentido, este esboço visa despertar a fé para que não vivamos apenas o “possível”, mas experimentemos o “impossível” de Deus. Portanto, ao meditarmos nas Escrituras e em versículos de esperança, seremos desafiados a sair do barco da normalidade.

Além disso, é fundamental compreender que o sobrenatural não é mágica; é a resposta de Deus à fé ousada. Por conseguinte, se quisermos ver o que nunca vimos, precisaremos fazer o que nunca fizemos. Assim sendo, prepare-se para um ano de rompimento espiritual.

Texto Base Central

“Senhor, se és tu, manda-me ir ao teu encontro por sobre as águas’. ‘Venha’, respondeu ele. Então Pedro saiu do barco, andou sobre as águas e foi na direção de Jesus.”
(Mateus 14:28-29 – NVI)

“Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos…”
(Efésios 3:20)

O Convite: Sair da Zona de Conforto

Inicialmente, o milagre de andar sobre as águas começou com um desconforto. Os discípulos estavam no meio de uma tempestade. Visto que o sobrenatural geralmente se manifesta em meio ao caos, não devemos temer as crises do próximo ano.

A biografia de Jesus Cristo é repleta de momentos onde Ele transformou problemas em plataformas para milagres. Indubitavelmente, o “barco” representa a nossa segurança humana, o nosso controle e a nossa lógica.

Consequentemente, para viver o sobrenatural, você precisa estar disposto a colocar o pé onde não há chão. Dessa forma, Pedro foi o único a andar sobre as águas porque foi o único corajoso o suficiente para sair do barco. Logo, o maior inimigo do seu milagre neste ano novo não é o diabo, é a sua zona de conforto.

A Visão: Olhar para Jesus, Não para o Vento

Posteriormente, o texto nos mostra que Pedro afundou quando tirou os olhos de Jesus e reparou na força do vento. O segredo do sobrenatural é o foco. Ao lermos o que é fé segundo a Bíblia, aprendemos que fé é a certeza das coisas que não se veem. Se você olhar para a economia, para a política ou para suas limitações, você afundará.

Ademais, muitos perguntam porque Jesus morreu por mim e ressuscitou; foi para nos dar acesso a uma vida superior, onde a morte e o medo não têm a palavra final. Portanto, neste ano novo, treine seus olhos para focar na Palavra de Cristo (“Venha”), e não no barulho da tempestade.

A Dependência: Quando a Lógica Falha

Avançando em nossa reflexão, viver o sobrenatural exige dependência total. Quando Pedro começou a afundar, ele gritou: “Senhor, salva-me!”. Outrossim, Deus permite situações onde nossos recursos acabam para que o poder d’Ele comece. Ao buscarmos versículos sobre o amor de Deus, vemos que a mão de Jesus está sempre estendida para segurar aquele que se arrisca pela fé.

Nesse ínterim, o sobrenatural acontece quando a nossa fraqueza encontra a força de Deus. Não tente planejar todo o seu ano com base apenas no seu salário ou na sua inteligência. Deixe margem para Deus agir.

Passos para o Sobrenatural

Ousadia: Pedir a Deus o impossível (“Manda-me ir”).
Obediência: Agir sob a palavra de Jesus (“Venha”).
Foco: Manter os olhos fixos no Autor da Fé.

O Propósito: O Sobrenatural Glorifica a Deus

Além disso, o resultado desse episódio foi adoração: “Os que estavam no barco o adoraram”. O objetivo de viver milagres não é nos tornarmos famosos, mas revelarmos a glória de Cristo.

Sugerimos a leitura de versículos sobre salvação para lembrar que o maior milagre de todos é a transformação de uma vida. Por conseguinte, busque dons espirituais e intervenções divinas para servir aos outros.

Também sugerimos que você termine seu ano lendo versículos de agradecimento, pois a gratidão é a chave que abre as portas para novos milagres.

  • Testemunho: Sua vida será uma prova de Deus.
  • Impacto: O sobrenatural atrai pessoas para Cristo.
  • Exaltação: Deus é glorificado no impossível.

Conclusão: O Ano do Impossível

Em suma, “Vivendo o Sobrenatural” é um chamado para elevar o nível da nossa caminhada cristã. Diante de tudo o que foi exposto, recuse-se a ter um ano medíocre, previsível e sem poder.

Finalmente, o Deus que abriu o Mar Vermelho e que andou sobre o Mar da Galileia está com você neste novo ciclo. Use versículo bíblico para comemorar o Natal e o Ano Novo declarando que o Deus Encarnado continua operando maravilhas. Que este seja o ano onde você andará sobre as águas.

Oração Final

Senhor Deus do Impossível, nós Te louvamos porque não há limites para o Teu poder. Agradecemos pelo ano que passou, mas nos recusamos a entrar no novo ano com uma fé pequena e acomodada. Assim como Pedro, nós queremos viver a experiência de andar sobre as águas.

Dá-nos a ousadia para sair do barco do conforto e da lógica humana. Repreendemos todo medo, dúvida e ansiedade que tentam nos paralisar. Espírito Santo, capacita-nos a viver o sobrenatural em nossa família, em nossas finanças e em nosso ministério, para que o Teu nome seja glorificado através de nós. Em nome de Jesus, amém.