Espiritismo

Estudo Bíblico sobre Espiritismo

“Quando, pois, vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os adivinhos, que chilreiam e murmuram: Porventura não consultará o povo a seu Deus? A favor dos vivos consultar-se-á aos mortos? À lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não há luz neles. Isaías 8:19-20


Uma Análise Bíblica Completa sobre o Espiritismo

O Espiritismo não é um fenômeno novo ou moderno. Pelo contrário, o estado do homem na morte é um assunto amplamente abordado pelas escrituras, mas ignorado por alguns e mal compreendido por outros. O Engano é tão bem estrututura que é capaz de enganar até mesmo os eleitos. … realizarão grandes sinais e maravilhas para, se possível, enganar até os eleitos. Mateus 24:24

Isaías 8:19-20 é escrito em um contexto de crise entre Judá (reino do sul) e Israel (reino do norte), O rei de Judá, Acaz, esta preocupado com aliança entre Israel e a Síria. E em meio a um cenário de incerteza e medo, muito similar aos nossos dias, Deus inspira o profeta e aponta ao Messias, como única solução para suas crises humanas. E o que faremos com este estudo bíblico, voltar a Deus nossos olhos e confiança.

Trata-se de uma investigação bíblica sobre a estratégia de engano mais antiga e fundamental do inimigo das almas. Abraçada hoje por igrejas cristãs protestantes e católicas, pratica iniciada no Jardim do Éden e aperfeiçoada para o tempo do fim.

Este estudo bíblico sobre o espiritismo, portanto, analisará profundamente as origens, os métodos e os perigos, contrastando suas sedutoras afirmações com a clara e poderosa salvaguarda que é a Palavra de Deus.

Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Gênesis 3:4

A primeira lição que Satanás ensinou à humanidade foi uma mentira fundamental sobre a natureza da morte. Ele disse a Eva no Éden: “Certamente não morrereis”. Essa afirmação ousada foi a semente da doutrina da imortalidade da alma.

Contrariando a expressa ordem que Deus havia dado em Gênesis 2:16-17, por conseguinte, Satanás tem cultivado esse engano desde aquele tempo até o presente, planejando usá-lo em sua campanha final contra os filhos de Deus.

E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. Gênesis 2:16,17

Esta mesma mensagem, pregada primeiro a Eva, tem sido habilmente espalhada através da cultura popular, através de livros, filmes, novelas, simpósios e programas de rádio e TV. Mais sutilmente, ela busca validação nos corredores da ciência e, atinge todas as camadas da sociedade e de forma trágica, tem ganhado destaque dentro das igrejas cristãs e em corpo doutrinarios que abandonaram o “Assim diz o Senhor” em favor de tradições e filosofias humanas.

E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela Gênesis 3:6

A história começa com Adão e Eva no Éden. Após comerem da árvore do conhecimento do bem e do mal, Deus os expulsou do jardim e colocou um anjo com uma espada flamejante para guardar o caminho da árvore da vida. A razão era simples: impedir que eles comessem da árvore e se tornassem pecadores imortais.

Nenhum membro da família de Adão jamais passou por aquela espada; portanto, a Bíblia ensina que não existe pecador imortal ou algum ciclo de aperfeiçoamento após a morte. O sofrimento e o mal no mundo são resultados diretos desta primeira transgressão, e a e a consequencia é esta:

“A alma (Pessoa Viva) que pecar, essa morrerá” (Ezequiel 18:4).

E isso é confirmado por Paulo na carta aos Romanos:

Pois o salário do pecado é a morte… Romanos 6:23

A Semente da Mentira: O Falso Fundamento da Imortalidade

Para que o espiritismo exista, ele necessita de uma crença fundamental: a de que a alma (pessoa viva), ou o espírito (fôlego de vida, ruach, vento, sopro) , continua consciente após a morte física. Ezequiel 18:20. Sem essa premissa, todo o sistema desmorona.

Infográfico explicativo sobre Gênesis 2:7 com três círculos. O primeiro mostra terra marrom com a legenda

Então, o SENHOR Deus formou o homem do pó da terra e soprou‑lhe nas narinas o fôlego de vida, e o ser humano se tornou um ser vivente. Gênesis 2:7

Para compreender o que acontece na morte, precisamos rever o processo usado por Deus na criação. Ao cria-lo Deus faz Adão do pó da terra: O Senhor Deus formou, pois, o homem do barro da terra, e inspirou-lhe nas narinas fôlego de vida e o homem se tornou um ser vivente. Gênesis 2:7

  1. Formação do pó da terra (Barro)
  2. Soprou-lhe o fôlego de vida (Huach, vento, sopro)
  3. Tornou-se uma Pessoa Viva (uma Alma)

“Ou seja biblicamente o homem não tem uma Alma, ele é uma Alma”.

Satanás, com grande astúcia, conseguiu fazer os homens acreditarem que a solene declaração de Deus, “A alma que pecar, essa morrerá”, na verdade significa que a alma não morre, mas vive em uma nova dimensão. Contudo, a Bíblia define a morte simplesmente como a ausência de vida, um estado sem dor, sem alegria e sem ódio.

Pois os vivos sabem que morrerão, mas os mortos nada sabem; para eles não haverá mais recompensa, e já não se tem lembrança deles. Para eles o amor, o ódio e a inveja há muito desapareceram; nunca mais terão parte em nada do que acontece debaixo do sol. Eclesiastes 9:5,6

Satanás instruiu seus anjos a espalhar com esforço especial a mentira original do Éden. Uma vez que o povo aceitou esse erro, acreditando que o homem é imortal, Satanás deu o próximo passo: induziu-os a crer que o pecador viverá em eterna miséria.

Esse engano preparou o caminho para que seus representantes apresentassem Deus como um tirano vingativo, alguém que mergulha no inferno aqueles que não lhe agradam e que observa com satisfação seus sofrimentos eternos. Satanás sabia que, se o mundo aceitasse esse erro, muitos odiariam a Deus em vez de amá-Lo.

“Porquanto os que estão entre os vivos sabem que morrerão, mas os mortos não sabem mais nada; não haverá recompensa para eles nem mesmo lembranças restarão acerca de suas pessoas.” Eclesiastes 9:5

“Entre os mortos, não há quem se lembre de ti. Na sepultura, quem te louvará?” Salmos 6:5

A doutrina da imortalidade natural, portanto, pavimentou o caminho para o espiritismo moderno. A lógica satânica é sedutora e parece natural:

“Se os mortos são admitidos à presença de Deus e dos santos anjos, e se são favorecidos com um conhecimento muito superior ao que possuíam antes, por que não voltariam eles à Terra para iluminar e instruir os vivos?”.

É uma armadilha. Como podem aqueles que já creem no estado consciente dos mortos rejeitar o que lhes é apresentado como “luz divina” transmitida por “espíritos glorificados”?. Inevitavelmente, isso se torna um canal de comunicação considerado sagrado, e Satanás o utiliza para realizar seus propósitos.

A Palavra de Deus, no entanto, destrói essa premissa. A verdade bíblica oferece uma proteção absoluta:

“Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles jamais galardão, porque a sua memória jaz no esquecimento.” Eclesiastes 9:5

O que a Bíblia diz sobre a morte, biblicamente falando, a morte é um sono, um estado de total inconsciência, aguardando a ressurreição na volta de Jesus.

“Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele. Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: Que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. 1 Tessalonicenses 4:13-17

Não há comunicação, não há conhecimento, não há lembranças e nem viagem a reinos celestiais. Essa verdade simples, por si só, desmascara todo o fenômeno espírita. Quando alguém busca consolo em caso de morte, a esperança bíblica não está em uma sessão espírita, mas na promessa da ressurreição.

  • Lázaro, o nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo do sono. João 11:11 (Lázaro esta morto)
  • Por isso é que foi dito: “Desperta, ó tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e Cristo resplandecerá sobre ti”. Efésios 5:14
  • Mas, quando alguém morre, está acabado; depois de entregar a alma (fôlego de vida, sobre Ruach), para onde vai? “Como lagoas que secam, como rios que deixam de correr, assim, enquanto o céu existir, todos vamos morrer. Vamos dormir o sono da morte, para nunca mais levantar. Jó 14:10-12

O Mecanismo da Sedução: A Farsa Perfeita

Se os mortos estão, de fato, dormindo inconscientemente no pó da terra, surge a pergunta inevitável: quem, então, está aparecendo nas sessões e se comunicando com os vivos? A resposta é direta: são os anjos decaídos que executam as ordens de Satanás. Eles aparecem disfarçados de mensageiros do mundo dos espíritos. Enquanto professam trazer os vivos a uma comunicação com os mortos, Satanás, na realidade, exerce sobre eles sua fascinante e destrutiva influência.

O poder desse engano reside na sua precisão. Satanás tem o poder sobrenatural de fazer surgir perante os homens a aparência exata de seus amigos falecidos. Não se trata de uma imitação grosseira ou de uma simples sugestão; pelo contrário, a contrafação é perfeita.

  • A Aparência Familiar: A expressão facial, os gestos e as características físicas são reproduzidos com exatidão.
  • As Palavras e a Voz: O tom da voz, as palavras e as frases habituais da pessoa falecida são reproduzidos com maravilhosa precisão.

O resultado imediato, como é de se esperar, é a consolação. Muitos são confortados com a “garantia” de que seus entes queridos estão desfrutando da felicidade celestial. Consequentemente, sem a menor suspeita do perigo, eles abrem seus corações e mentes, dando ouvidos a “espíritos sedutores e doutrinas de demônios”.

“E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras.” 2 Coríntios 11:14,15

Uma vez que Satanás ganha essa confiança, ele inicia a segunda fase de seu ataque. Ele usa esses “espíritos” para minar a própria fundação da verdade. Ele faz com que apareçam espíritos de pessoas que baixaram ao túmulo.

Esses espíritos mentirosos, subsequentemente, afirmam estar felizes no Céu e até mesmo ocupar posições elevadas. Desta forma, a perigosa mentira de que nenhuma diferença se faz entre justos e ímpios é largamente ensinada e aceita. O mundo é levado a ignorar o juízo e crer: “Não importa quão ímpios sejais… Vivei como vos agradar. O Céu será o vosso lar”. Ignorando cabalmente os Juízos Divinos.

“Pois todos nós devemos comparecer diante do tribunal de Cristo, para que cada um receba de acordo com as obras praticadas por meio do corpo, quer boas, quer más”. 2 Coríntios 5:10

“Não se admirem disso, pois está chegando a hora em que todos os que estiverem nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão; os que tiverem feito o bem virão para a ressurreição da vida, e os que tiverem praticado o mal virão para a ressurreição do juízo.” João 5:28-29

“Eu afirmo a vocês que, no Dia do Juízo, cada pessoa vai prestar contas de toda palavra inútil que falou. Porque as suas palavras vão servir para julgar se você é inocente ou culpado.” Mateus 12:36-37

O engano não para por aí. Esses pretensos visitantes do mundo dos espíritos, às vezes, proferem avisos ou predições que se demonstram corretos. Tendo, assim, ganhado a confiança total do indivíduo, eles finalmente apresentam doutrinas que solapam diretamente a fé nas Escrituras. Eles atacam os pilares da fé cristã:

  • Eles põem de lado a lei de Deus.
  • Eles desprezam o Espírito da graça.
  • Eles negam a divindade de Cristo.
  • Eles colocam o próprio Criador, Deus acima de todos, no mesmo nível em que eles estão.
  • Eles fazem os apóstolos personificados contradizerem o que escreveram sob a inspiração do Espírito Santo quando estavam na Terra.

Assim, sob um novo e sedutor disfarce, o grande rebelde prossegue com sua luta contra Deus. Ele usa os demônios para minar a confiança, lançando a dúvida, a Bíblia é realmente a Palavra de Deus? Atacando o único documento histórico que o expõe.

Feitiçaria em Forma Moderna: Mais do que Truques Humanos

Muitos na sociedade moderna, e até mesmo dentro da igreja, sentem-se seguros porque tentam explicar as manifestações espíritas como sendo inteiramente fraudes humanas, truques de mágica e prestidigitação por parte do médium. Embora seja verdade que muitos resultados de trapaça tenham sido, de fato, apresentados como manifestações genuínas, acreditar que tudo é fraude é um dos enganos mais perigosos.

O perigo real é que, ao lado da fraude humana, tem havido também assinaladas manifestações de poder sobrenatural. O texto de referência nos lembra que as “pancadas misteriosas” que deram início ao espiritismo moderno não foram resultado de artifício humano. Pelo contrário, foram a obra direta de anjos maus, que assim introduziam um dos enganos mais eficazes para a destruição das almas.

Aqui reside uma cilada dupla e mortal:

  1. Muitos serão enredados pela crença de que o espiritismo é meramente impostura humana.
  2. Quando, por conseguinte, essas mesmas pessoas forem postas em face de manifestações que elas não podem, de modo algum, considerar como humanas como os milagres preditos em o fim dos tempos elas serão totalmente enganadas. Elas serão levadas a aceitá-las como o grande poder de Deus.

Essas pessoas, infelizmente, não tomam em consideração o testemunho das Escrituras relativo às maravilhas que Satanás e seus agentes podem operar. A Bíblia nos dá exemplos claros. Foi por auxílio satânico que os magos de Faraó (Êxodo 7:11-13) puderam contrafazer a obra de Deus perante Moisés. Da mesma forma, o apóstolo João, descrevendo o poder enganador que se manifestará nos últimos dias, declara:

“Também opera grandes sinais, de maneira que até fogo faz descer do céu à Terra, diante dos homens. Seduz os que habitam sobre a Terra por causa dos sinais que lhe foi dado executar…” Apocalipse 13:13-14.

A profecia não adverte contra meras imposturas. Os homens são enganados pelos milagres que os agentes de Satanás têm poder para fazer, não apenas pelo que eles pretendem realizar. O próprio nome da feitiçaria esteve por um tempo em baixa, mas á agora tem alcançado nova roupagem em desenhos infantis, livros, filmes, internet, musicais e religiões, adquirindo linguagem atual das novas gerações. A pretensão de que os homens podem se comunicar com espíritos maus é amplamente considerada uma fábula da Idade Média.

Mas o espiritismo, que hoje conta seus conversos aos milhões e que invadiu igrejas, círculos científicos e até mesmo cortes reais, nada mais é do que o reavivamento da antiga feitiçaria, apenas sob uma nova e mais “aceitável” máscara. Satanás, com efeito, seduz os homens pela mesma lisonja do Éden:

“sereis como Deus, sabendo o bem e o mal” Gênesis 3:5.

Contudo, a sabedoria que o espiritismo concede é descrita pelo apóstolo Tiago como:

“terrena, animal e demoníaca” Tiago 3:15.

Ninguém Precisa Ser Enganado: A Proteção Divina

Apesar da perfeição do engano e do poder sobrenatural demonstrado, a Bíblia afirma que ninguém precisa ser enganado pelas mentirosas pretensões do espiritismo. Deus, em Sua misericórdia, deu ao mundo luz suficiente para habilitá-lo a descobrir a cilada.

Se não existisse nenhuma outra evidência, um fato simples deveria bastar para o cristão: os espíritas não fazem diferença entre a justiça e o pecado, entre os mais nobres e puros apóstolos de Cristo e os mais corruptos dos servos de Satanás. Ao representar os mais vis dos homens como se estivessem no Céu, altamente exaltados, Satanás virtualmente diz ao mundo: “Não importa quão ímpios sejais… Vivei como vos agradar. O Céu será o vosso lar” .

O ataque de Satanás é sempre duplo: ele ataca a Palavra de Deus e o Filho de Deus.

  1. Ele Ataca a Bíblia: Satanás faz o mundo crer que a Bíblia é mera ficção, ou, na melhor das hipóteses, um livro obsoleto e ultrapassado. E para substituir a Palavra de Deus, ele oferece as manifestações espíritas. Este é um canal inteiramente sob seu controle. Por meio dele, ele lança à obscuridade o Livro que o julgará.
  2. Ele Ataca a Cristo: Ele representa o Salvador do mundo como sendo nada mais que um homem comum. Assim como a guarda romana espalhou a mentira de que os discípulos roubaram o corpo, os que creem no espiritismo procuram fazer parecer que nada há de miraculoso na vida de nosso Salvador. Depois de rebaixar Jesus, Satanás chama a atenção para os seus próprios milagres, declarando que estes excedem em muito as obras de Cristo.

No clímax deste grande conflito entre a verdade e o erro, a Palavra de Deus nos dá uma ordem clara e um teste infalível. O profeta Isaías declara:

“À lei e ao testemunho! Se eles não falarem desta maneira, jamais verão a alva.” Isaías 8:20

Este é o nosso escudo. A Lei de Deus (os Dez Mandamentos) e o “Testemunho” (os escritos dos profetas, a Bíblia como um todo 2 Timóteo 3:16) são a norma pela qual toda manifestação espiritual deve ser julgada. Se uma doutrina, uma manifestação ou um “espírito” não falar de acordo com esta Palavra, é porque não há luz nele.

Muitos são enganados porque rejeitam o amor da verdade. Ao invés de renunciar à liberdade tão agradável ao coração carnal e aos pecados que amam, as multidões fecham os olhos à luz e prosseguem em seus caminhos, sem tomar em consideração as advertências. Consequentemente, Deus:

“A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira, E com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem. E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira; Para que sejam julgados todos os que não creram a verdade, antes tiveram prazer na iniquidade. 2 Tessalonicenses 2:9-12

Os que se opõem aos ensinos do espiritismo, portanto, não estão atacando meramente homens, mas o próprio Satanás e seus anjos. Esta é uma luta contra “principados e potestades” Efésios 6:12.

“Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.” Efésios 6:12

Satanás não cederá um centímetro de terreno, a menos que o poder dos mensageiros celestiais o rechaçe. O povo de Deus, por conseguinte, deve ser capaz de enfrentá-lo da mesma forma que nosso Salvador o fez no deserto da tentação: com as poderosas palavras “Está escrito”.

“Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder. Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do Diabo, pois a nossa luta não é contra seres humanos[a], mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais”. Efésios 6:10-13

Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao Diabo, e ele fugirá de vocês. Tiago 4:7 7

Advertências Bíblicas Contra a Feitiçaria e a Comunicação com os Mortos

A Palavra de Deus é explícita em sua proibição de qualquer tentativa de comunicar-se com os mortos ou envolver-se com práticas ocultas. Aqui estão algumas das advertências mais claras:

Referência Bíblica

Texto da Advertência

Levítico 19:31
“Não vos voltareis para os que têm espíritos familiares, nem para os adivinhos; não os consulteis, para não serdes contaminados por eles. Eu sou o Senhor vosso Deus.”
Levítico 20:6
“Quando alguém se virar para os adivinhos e encantadores, para se prostituir com eles, eu porei a minha face contra ele, e o eliminarei do meio do seu povo.”
Levítico 20:27
“Quando, pois, algum homem ou mulher em si tiver um espírito familiar ou for adivinho, certamente morrerá; serão apedrejados; o seu sangue será sobre eles.”
Deuteronômio 18:10-12
“Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor…”
1 Crônicas 10:13-14
“Assim morreu Saul por causa da sua transgressão… e também porque buscou a uma feiticeira para a consultar. E não buscou ao Senhor, que por isso o matou, e transferiu o reino a Davi, filho de Jessé.”
Isaías 8:19
“Quando vos disserem: Consultai os necromantes e os adivinhos, que chilreiam e murmuram, acaso não consultará o povo ao seu Deus? A favor dos vivos se consultarão os mortos?”
Gálatas 5:19-21
“Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: … feitiçaria, inimizades, porfias, … invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro… que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.”
Apocalipse 21:8
“Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.”

Conclusão: A Batalha Final e a Nossa Única Segurança

Satanás prepara-se há muito tempo para seu esforço final a fim de enganar o mundo. Pouco a pouco, ele tem preparado o caminho para sua obra-prima de engano: o desenvolvimento do espiritismo. O povo está rapidamente adormecendo, acalentado por uma “segurança fatal”, e unicamente despertará com o derramamento da ira de Deus.

Nossa única segurança é estar firmemente alicerçados na Palavra de Deus. Precisamos compreender o testemunho das Escrituras sobre a natureza do homem e o estado dos mortos.

Estes visitantes apelarão aos nossos mais ternos sentimentos de simpatia e efetuarão prodígios para apoiar suas pretensões. Devemos estar preparados para resistir-lhes, não com nossos sentimentos vacilantes, mas com a verdade bíblica imutável: os mortos nada sabem, e os que desta maneira aparecem são espíritos de demônios.

Que possamos escolher hoje acolher o amor da verdade para sermos salvos, rejeitando a primeira e maior mentira de Satanás, para que, assim, possamos estar seguros em Cristo e encontrar a verdadeira vida eterna e salvação.

Pequeno Dicionário de Termos do Estudo

Este dicionário define palavras e termos-chave encontrados no estudo “O Engano Mestre de Satanás”, que podem ser complexos ou arcaicos, para facilitar a sua total compreensão.

Necromantes

  • Significado: Praticantes da necromancia. Pessoas que afirmam ter o poder de invocar e consultar os espíritos dos mortos, geralmente para adivinhar o futuro ou obter conhecimento oculto. São considerados feiticeiros ou bruxos.
  • Etimologia: Do Grego nekros (morto) + manteia (adivinhação). Literalmente, “adivinhação através dos mortos”.

Adivinhos

  • Significado: Indivíduos que afirmam prever eventos futuros ou descobrir informações secretas através de presságios, sorteios ou suposta comunicação com forças sobrenaturais ou espíritos.
  • Etimologia: Do Latim divinare (prever, profetizar), que por sua vez vem de divinus (divino), refletindo a falsa pretensão de ter acesso a informações divinas.

Chilreiam

  • Significado: (Verbo) Um termo arcaico usado em Isaías 8:19 para descrever a fala dos médiuns e adivinhos. Significa falar em voz baixa, sussurrar, piar ou murmurar, como se estivesse canalizando a voz fraca de um espírito.
  • Etimologia: Palavra de origem onomatopeica (imita o som), relacionada ao “chilrear” dos pássaros, um som agudo e baixo.

Murmuram

  • Significado: No contexto de Isaías 8:19, refere-se a falar em voz muito baixa, sussurrar ou resmungar de forma indistinta, caracterizando a maneira como os médiuns proferiam suas supostas revelações.
  • Etimologia: Do Latim murmurare (murmurar, rosnar, zumbir), uma palavra onomatopeica que imita o som de uma fala baixa e contínua.

Imortalidade (da alma)

  • Significado: A doutrina ou crença de que a alma, espírito ou consciência de um ser humano não morre com o corpo físico, mas continua a existir e a ter consciência em outro estado ou dimensão. O texto a identifica como a mentira original (“Certamente não morrereis”) que fundamenta o espiritismo.
  • Etimologia: Do Latim im- (prefixo de negação) + mortalis (mortal). Literalmente, “não mortal” ou “que não pode morrer”.

Premissa

  • Significado: Uma afirmação ou ideia básica da qual se parte para construir um argumento ou sistema de crenças. No texto, a imortalidade da alma é a premissa (ideia base) fundamental do espiritismo.
  • Etimologia: Do Latim praemissa (enviado antes), de prae- (antes) + mittere (enviar). É a proposição colocada “antes” da conclusão.

Astúcia

  • Significado: Habilidade em enganar; sagacidade, esperteza ou artimanha usada para conseguir algo, geralmente de forma dissimulada ou enganosa.
  • Etimologia: Do Latim astutia (esperteza, manha), derivado de astus (astuto).

Tirano

  • Significado: Um governante absoluto e cruel que exerce poder de forma opressiva e injusta. O texto afirma que falsas doutrinas levam as pessoas a verem Deus como um tirano.
  • Etimologia: Do Grego tyrannos (senhor, mestre, governante absoluto).

Pavimentou

  • Significado: (Verbo) Preparou o caminho para; tornou fácil a passagem ou o desenvolvimento de algo. Usado metaforicamente para dizer que a doutrina da imortalidade da alma “preparou o caminho” para o espiritismo.
  • Etimologia: Do Latim pavimentum (chão batido, piso), de pavire (bater, socar, calcar). Literalmente, fazer um piso ou caminho.

Sedução / Sedutora

  • Significado: (Substantivo / Adjetivo) Ato ou qualidade de atrair, fascinar e enganar. Algo que é atraente, mas que leva ao erro ou ao perigo.
  • Etimologia: Do Latim seducere, de se- (à parte) + ducere (levar, conduzir). Literalmente, “levar à parte” ou “desviar do caminho”.

Desmascara

  • Significado: (Verbo) Revela a verdadeira natureza de algo; expõe o engano ou a farsa. O texto afirma que a verdade bíblica sobre a morte desmascara o espiritismo.
  • Etimologia: Do prefixo des- (reversão) + máscara. Literalmente, “tirar a máscara”.

Contrafação

  • Significado: Uma falsificação, uma cópia ou imitação feita com a intenção deliberada de enganar, passando-se pelo original. O texto usa este termo para descrever as aparições de “espíritos” como imitações perfeitas de pessoas falecidas.
  • Etimologia: Do Latim contra- (contra, oposto) + facere (fazer). Literalmente, “fazer em oposição” (ao verdadeiro).

Subsequentemente

  • Significado: (Advérbio) Em seguida, depois, posteriormente.
  • Etimologia: Do Latim subsequi, de sub- (abaixo, em seguida) + sequi (seguir).

Pretensos (visitantes)

  • Significado: (Adjetivo) Supostos, alegados; que se diz ser algo que não é. Usado para descrever os “espíritos” que afirmam ser visitantes do mundo dos mortos, mas não são.
  • Etimologia: Do Latim praetensus (posto adiante, alegado como desculpa).

Solapam

  • Significado: (Verbo) Minam, destroem as bases ou alicerces de algo; enfraquecem secretamente. O texto diz que as doutrinas espíritas solapam (minam) a fé nas Escrituras.
  • Etimologia: De origem incerta, possivelmente do Latim sub- (sob, por baixo) + lappare* (cavar, minar).

Personificados

  • Significado: (Adjetivo) Representados na forma de uma pessoa. O texto afirma que os demônios se fazem passar pelos apóstolos (apóstolos personificados) para contradizer seus próprios escritos.
  • Etimologia: Do Latim persona (pessoa, máscara de ator) + facere (fazer).

Prestidigitação

  • Significado: A arte de realizar truques de mágica ou ilusionismo com grande agilidade manual; truques de “mãos rápidas”. O texto a diferencia das manifestações sobrenaturais reais de Satanás.
  • Etimologia: Do Francês preste (rápido) + digitus (dedo, do Latim). Literalmente, “dedos rápidos”.

Assinaladas (manifestações)

  • Significado: (Adjetivo) Notáveis, marcadas, evidentes, que se destacam claramente. O texto usa este termo para afirmar que, além das fraudes, existem manifestações notórias e inquestionáveis de poder sobrenatural no espiritismo.
  • Etimologia: Do Latim assignalare, de ad- (a, para) + signalis (sinal). Literalmente, “marcado com um sinal”.

Artifício

  • Significado: Meio engenhoso para conseguir algo; truque, manobra, astúcia. O texto o usa no sentido de “artifício humano”, ou seja, algo feito pelo homem, e não sobrenatural.
  • Etimologia: Do Latim artificium, de ars (arte, ofício) + facere (fazer). Literalmente, “a feitura de uma arte/ofício”.

Cilada

  • Significado: Armadilha, emboscada; um plano traiçoeiro para prender ou enganar alguém.
  • Etimologia: Do Latim cella* (pequeno quarto, esconderijo), referindo-se a um lugar oculto para uma armadilha.

Impostura

  • Significado: Um engano deliberado; uma farsa ou fraude onde alguém finge ser o que não é. O texto adverte que é um erro acreditar que o espiritismo é meramente impostura humana.
  • Etimologia: Do Latim impostura (engano, fraude), de imponere (impor, enganar).

Lisonja

  • Significado: Elogio exagerado ou falso, feito com a intenção de agradar, seduzir ou obter favores. O texto identifica a lisonja (“sereis como Deus”) como a tática de Satanás no Éden.
  • Etimologia: De origem germânica, via Francês Antigo losenge (engano, elogio falso).

Demoníaca

  • Significado: (Adjetivo) Relativo a demônio; que tem a natureza de um demônio; diabólico, maligno.
  • Etimologia: Do Grego daimonion (divindade inferior, espírito mau).

Obsoleto

  • Significado: Algo que está ultrapassado, fora de uso, antiquado. O texto afirma que Satanás tenta fazer o mundo crer que a Bíblia é obsoleta.
  • Etimologia: Do Latim obsoletus (desgastado, fora de uso).

Clímax

  • Significado: O ponto de maior intensidade ou tensão em um processo ou narrativa.
  • Etimologia: Do Grego klimax (escada), usado metaforicamente para indicar uma “subida” em intensidade.

Rechaçe

  • Significado: (Verbo) Repelir com força, recusar, expulsar. O texto diz que Satanás só recua quando o poder celestial o rechaça.
  • Etimologia: Do Francês rechacier (expulsar, repelir).

Salvaguarda

  • Significado: Uma proteção, uma defesa, uma garantia de segurança. No texto, a Palavra de Deus é a salvaguarda (proteção) contra os enganos do espiritismo.
  • Etimologia: Do Latim salvus (salvo, seguro) + guardare (guardar, proteger).

Feitiçaria

  • Significado: Práticas de magia ou bruxaria que buscam manipular a realidade, prever o futuro ou obter conhecimento secreto através de poder sobrenatural, geralmente invocando fontes malignas ou espíritos.
  • Etimologia: Do Latim facticius (artificial, feito), referindo-se a um “feitiço” ou objeto material (como um amuleto) feito para fins mágicos.

Agoureiro

  • Significado: Um tipo de adivinho que interpreta “agouros”, ou seja, presságios (bons ou maus). Historicamente, isso era feito frequentemente observando sinais na natureza, como o voo ou o canto das aves.
  • Etimologia: Do Latim augurium (adivinhação pela observação de aves, presságio).

Prognosticador

  • Significado: Alguém que prediz eventos futuros (faz prognósticos) com base em sinais, presságios, cálculos (como astrologia) ou conhecimento oculto.
  • Etimologia: Do Grego pro- (antes) + gnosis (conhecimento). Literalmente, “conhecimento prévio”.

Encantador

  • Significado: Alguém que usa “encantamentos” — palavras mágicas, feitiços, rituais ou objetos — para tentar manipular pessoas, eventos ou espíritos.
  • Etimologia: Do Latim incantare (cantar fórmulas mágicas sobre, encantar).

Abominação

  • Significado: Algo repulsivo ou moralmente nojento aos olhos de Deus. A Bíblia usa este termo forte para descrever a prática de consultar os mortos.
  • Etimologia: Do Latim abominari, de ab- (afastamento) + omen (presságio). Algo tão detestável que se “afasta do presságio” ou o considera de mau agouro.

Transgressão

  • Significado: O ato de violar uma lei, um comando ou um limite moral. No contexto bíblico, é sinônimo de pecado (1 João 3:4).
  • Etimologia: Do Latim transgressio, de trans- (através, além de) + gradi (passo). Literalmente, “passar além” (de um limite).

Mais do autor

Mateus

Mateus 28

5 Salmos Poderosos que você Precisa Ler Antes de Começar um Novo Dia

5 Salmos Poderosos que você Precisa Ler Antes de Começar um Novo Dia