Através da interpretação concedida ao profeta Daniel, assim, o sonho desvenda uma sucessão de impérios que, naturalmente, se levantariam e cairiam, culminando, por fim, eventualmente, no estabelecimento de um reino Divino, eterno e, além disso, inabalável.
Portanto, agora, este artigo explora em profundidade cada faceta desta notável profecia, conectando, por exemplo, seus símbolos com os registros históricos e, adicionalmente, analisando as perspectivas de teólogos contemporâneos, demonstrando assim, indubitavelmente, a sua relevância para a compreensão da história sob uma ótica teológica.
O Enigma Babilônico e a Sentença de Morte
Primeiramente, a narrativa se inicia por volta de 603 a.C., durante o segundo ano do reinado de Nabucodonosor, isto é, o grande imperador do Império Neobabilônico.
De início, o rei teve um sonho tão impactante que seu espírito (mente) ficou “perturbado”, a ponto de, inclusive, lhe roubar o sono. No entanto, infelizmente, para sua imensa frustração, ao despertar, o conteúdo exato do sonho lhe havia escapado da mente.

Imediatamente, ele convocou seus magos, astrólogos e caldeus, ou seja, a elite intelectual e espiritual de seu reino (Daniel 2:2), com uma exigência sem precedentes: não apenas deveriam interpretar o sonho, mas, em vez disso, primeiro teriam que lhe dizer qual era o sonho.
“Então o rei mandou chamar os magos, os astrólogos, os encantadores e os caldeus, para que declarassem ao rei os seus sonhos; e eles vieram e se apresentaram diante do rei”. Daniel 2:2
Contudo, obviamente, essa tarefa, evidentemente, transcendia a capacidade humana. Como resultado, portanto, a incapacidade dos sábios em satisfazer o pedido do rei expôs, de fato, a limitação de sua sabedoria.
Consequentemente, de fato, eles admitiram: “Não há homem sobre a terra que possa declarar a palavra do rei… Ninguém há que a possa declarar ao rei, senão os deuses, cuja morada não é com a carne” (Daniel 2:10-11).
Assim, a fúria de Nabucodonosor foi, por conseguinte, implacável; de imediato, ele decretou a morte de todos os sábios da Babilônia, uma sentença que, naturalmente, também incluía Daniel e seus companheiros hebreus.
A Revelação da Grande Estátua
Então, ao saber do decreto por intermédio de Arioque, chefe da guarda do Rei, Daniel, com notável prudência, imediatamente buscou entender a razão daquela ordem tão severa. Posteriormente, de imediato, ele se apresentou ao rei e solicitou um prazo, assegurando, assim, que revelaria e interpretaria o sonho.
Tendo seu pedido concedido, pois, Daniel e seus amigos, Hananias, Misael e Azarias, imediatamente, e com fé, buscaram a misericórdia de Deus em oração. Os quais, aliás, tiveram alterados os seus nomes para:
- Daniel: (Beltessazar) Bel, proteja sua vida (Bel era, de fato, uma das principais divindades babilônicas).
- Hananias (Sadraque) Comando de Aku (Aku era, por sua vez, o deus-lua babilônico).
- Misael (Mesaque) Quem é como Aku?
- Abede-Nego (Azarias) Servo de Nebo (Nebo era, alegadamente, o deus babilônico da sabedoria e da escrita).

A resposta divina, felizmente, de fato, não tardou. Em uma visão noturna, portanto, o segredo foi revelado a Daniel. Imediatamente, pois, sua reação foi de louvor: “Seja bendito o nome de Deus de eternidade a eternidade, porque, afinal, dele são a sabedoria e a força.
Ele muda os tempos e as estações; ademais, ele remove os reis e estabelece os reis” (Daniel 2:20-21). Este momento é, sem dúvida, verdadeiramente crucial, pois, evidentemente, Daniel atribui a revelação não à sua própria capacidade, mas, sim, à soberania de um Deus que governa a história.
A Descrição do Sonho Profético
Com a revelação em mente, portanto, Daniel foi então levado perante Nabucodonosor. Primeiramente, claro, ele deixou claro que a sabedoria que possuía não vinha de si mesmo, mas, em vez disso, do “Deus no céu, o qual revela os mistérios”.
Sob o mesmo ponto de vista, em seguida, ele começou a descrever a impressionante imagem que o rei vira: de fato, uma estátua imensa e de aspecto terrível, cuja composição era, porém, heterogênea, simbolizando assim, evidentemente, diferentes reinos em uma sequência histórica: Primeiro, A Cabeça de Ouro Fino, depois, o Peito e os Braços de Prata, em seguida, o Ventre e as Coxas de Bronze, mais adiante, as Pernas de Ferro e, finalmente, os Pés e os Dedos em Parte de Ferro e em Parte de Barro.
A Interpretação: A Sucessão Histórica dos Impérios
Em seguida, pois, Daniel passou a interpretar o significado de cada parte da estátua, delineando, assim, com precisão profética a sequência de governos que, subsequentemente, de acordo com a profecia, dominariam o cenário mundial.
Babilônia: A Cabeça de Ouro (605 a.C. – 539 a.C.)
Primeiramente, Daniel declara inequivocamente ao rei: “Tu és a cabeça de ouro” (Daniel 2:38). De fato, com certeza, o Império Neobabilônico, sob o comando de seu personagem real mais famoso, ou seja, Nabucodonosor II, foi um dos mais magníficos da antiguidade.
Em outras palavras, portanto, Babilônia dominou o mundo dos anos 605 a.C. até o ano 539 a.C. Por essa razão, sem dúvida, o ouro era um simbolismo muito bem apropriado à Babilônia.
Contudo, por exemplo, o historiador grego Heródoto, aliás, confirma a riqueza do império: “O trono e o escabelo são, de fato, do mesmo metal… Vê-se também, evidentemente, fora da capela, um altar de ouro… havia naquele templo, portanto, no recinto sagrado, uma estátua de ouro maciço de 12 côvados de altura. Posteriormente, Dario, filho de Histaspes, forjou um plano para apropriar-se dela, mas, contudo, não ousou executá-lo. Xerxes, filho de Dario, por sua vez, matou o sacerdote que a ele se opôs nessa empresa e, enfim, apoderou-se da estátua. Tais são, pois, as riquezas do templo, onde se vêem também muitas oferendas particulares.” (Heródoto. História).
Medo-Pérsia: O Peito e os Braços de Prata (539 a.C. – 331 a.C.)
Posteriormente, conforme a profecia, um reino “inferior” se levantaria. Com efeito, de fato, o reino que sucedeu Babilônia foi a Medo-Pérsia, liderada, claro, pelo grande Ciro (Isaías 45:1), e prefigurada no sonho pelo peito e braços de prata.
A história da queda de Babilônia está, ademais, também registrada no Cilindro de Ciro, de propriedade do Museu Britânico. Com efeito, o arqueólogo britânico Hormuzd Rassam descobriu esse cilindro em março de 1879. Ele data, pois, do século VI a.C., e foi descoberto nas ruínas de Babilônia.

Mais especificamente, aliás, estava nas fundações de Esagila, o templo principal da cidade, que era consagrado ao deus Marduque. É deste templo que nos vem, portanto, finalmente, a comprovação histórica da queda de Babilônia e, também, da ascensão do Império Medo-Pérsia.
Além disso, deve-se notar que nas linhas 15 a 21 do cilindro aparecem trechos mostrando a genealogia de Ciro, o Grande, e, adicionalmente, relatando a sua captura da Babilônia em 539 a.C. O cilindro revela, ainda, a queda de Nabonido, rei da Babilônia, e exalta, igualmente, os esforços de Ciro para repatriar os povos deslocados e restaurar templos e santuários religiosos pela Mesopotâmia e, também, em outros lugares na região. Em suma, consequentemente, a Medo-Pérsia dominou o mundo dos anos 539 a.C. até 331 a.C.
Grécia: O Ventre e as Coxas de Bronze (331 a.C. – 168 a.C.)
Depois disso, o terceiro reino, que surgiu após a Medo-Pérsia, foi a Grécia de Alexandre, o Grande (331 a.C. a 168 a.C.). Este império está, por sua vez, logicamente, representado na estátua pelo ventre e quadris de bronze. De fato, Alexandre travou três batalhas até vencer Dario III, o rei da Medo-Pérsia.

A primeira, por exemplo, foi a batalha de Grânico, no ano 334 a.C., a segunda, logo após, foi a batalha de Issos, no ano 333 a.C. e a última, finalmente, no ano 331 a.C., foi a batalha de Arbela ou Gaugamela. Assim, portanto, o ano 331 a.C. assinala o fim do Império Medo-Pérsia e, consequentemente, também o início do domínio de Alexandre, o Grande.
Arqueólogos Revelam Suposto Banheiro de Alexandre, o Grande
Uma descoberta que, sem dúvida, oferece um vislumbre raro da vida íntima de um dos maiores conquistadores da história foi revelada, recentemente, por arqueólogos no norte da Grécia. De fato, a equipe do Parque Arqueológico do Palácio de Aigai anunciou ter encontrado o que se acredita ser o banheiro pessoal de Alexandre, o Grande. A notícia, aliás, foi divulgada internacionalmente no episódio final da série “Tesouros do Mundo de Bettany Hughes“, da rede britânica Channel 4.
O palácio, que fica localizado na antiga cidade de Aigai, a primeira capital do Reino da Macedônia, não foi apenas o lar de Alexandre, mas também, evidentemente, o palco de sua coroação.
A descoberta, portanto, ganha ainda mais relevância com a recente reabertura do sítio arqueológico ao público em janeiro deste ano. Com efeito, o local passou por um complexo projeto de restauração que custou aproximadamente R$ 108 milhões, revitalizando, assim, a área de 15.000 m². Próximo à cidade de Vergina, além disso, o parque também abriga o renomado Museu dos Túmulos dos Reis Macedônios, incluindo, claro, o de Filipe II, pai de Alexandre.
Roma e a Europa Dividida: As Pernas e os Pés de Ferro e Barro (168 a.C. – 476 d.C. e presente)
Posteriormente, então, o quarto reino mundial, representado na estátua pelas pernas de ferro e, também, os pés de ferro e barro, foi a Roma dos Césares (168 a.C. a 476 d.C.). Ademais, é um fato notável que Jesus nasceu e morreu sob a jurisdição de Roma. O ferro, sem dúvida, portanto, simboliza a força militar implacável das legiões romanas. A profecia, contudo, naturalmente, continua nos pés, uma mistura de ferro e barro, simbolizando, assim, a divisão do império.
Como resultado, eventualmente, dez tribos finalmente provocaram a queda do Império Romano do Ocidente em 476 d.C., sendo, aliás, Rômulo Augusto, seu último imperador. O desenvolvimento das tribos bárbaras, por conseguinte, de fato, resultou nas modernas nações europeias.

O historiador britânico Edward Gibbon, em sua obra The Decline and Fall of the Roman Empire, vol. III, p. 543, menciona, por exemplo, oito das dez tribos que minaram a autoridade de Roma: “Os poderosos visigodos… de fato, o cristianismo foi abraçado por quase todos os bárbaros, que, então, estabeleceram seus reinos sob as ruínas do Império Ocidental. Por exemplo, os burguinhões na Gália, os suevos na Espanha, os vândalos na África, os ostrogodos na Polônia, e, além disso, vários bandos de mercenários (hérulos) que levaram Odoacro ao trono da Itália. Os francos e os saxões, por outro lado, entretanto, ainda perseveraram nos erros do paganismo…”
Os 10 povos bárbaros
- Visigodos: Ocuparam, primeiramente, a região da Hispânia (Península Ibérica).
- Tornaram-se: Espanha e Portugal.
- Anglos e Saxões: Invadiram e, posteriormente, se estabeleceram na Britânia.
- Tornaram-se: Inglaterra.
- Francos: Estabeleceram-se, por sua vez, na Gália.
- Tornaram-se: França.
- Lombardos: Ocuparam, então, a península Itálica.
- Tornaram-se: Parte da Itália.
- Vândalos: Estabeleceram-se no norte da África, mas, contudo, seu reino foi de curta duração e foram, enfim, conquistados. Não deixaram, portanto, uma nação moderna direta.
- Suevos: Ocuparam parte da Península Ibérica.
- Foram, eventualmente, absorvidos pelos visigodos, contribuindo, assim, para a formação de Portugal e Espanha.
- Hérulos: Estabeleceram um reino na Itália, mas, infelizmente, foram rapidamente conquistados pelos ostrogodos. Não formaram, portanto, uma nação moderna.
- Ostrogodos: Ocuparam a península Itálica, mas, similarmente, seu reino foi destruído pelo Império Bizantino. Foram, consequentemente, absorvidos por outras tribos, principalmente os lombardos, contribuindo, assim, para a formação da Itália.
- Burgúndios: Estabeleceram-se no sudeste da Gália.
- Foram, igualmente, absorvidos pelos francos, contribuindo, dessa forma, para a formação da França.
- Alamanos: Ocuparam a região que, atualmente, é a Alemanha e Suíça.
- Tornaram-se: Alemanha e parte da Suíça.
Os pés da estátua eram, de fato, como visto, uma mistura de ferro e barro. Esse simbolismo, evidentemente, fala de um reino dividido. Chegamos então, finalmente, aos dias das modernas nações da Europa que, curiosamente, e de forma notável, nunca mais foram unificadas, confirmando assim, mais uma vez, a profecia de que “não se ligarão um ao outro” (Daniel 2:43).
Tabela Resumo dos Impérios
| Império (Período) | Descrição e Símbolo |
|---|---|
| BABILÔNIA (605 a.C. – 539 a.C.) | Primeiramente, Nabucodonosor, representante do Império Babilônico, era a cabeça de ouro da estátua. De fato, Babilônia dominou o mundo dos anos 605 a.C. até o ano 539 a.C. O ouro, portanto, era um simbolismo muito bem apropriado à Babilônia. |
| MEDO-PÉRSIA (539 a.C. – 331 a.C.) | Posteriormente, Ciro repatriou os povos deslocados e, além disso, restaurou os templos e santuários religiosos. A Medo-Pérsia, assim, dominou o mundo dos anos 539 a.C. até 331 a.C., e está representada, por sua vez, na estátua pelo peito e braços de prata. |
| GRÉCIA (331 a.C. – 168 a.C.) | O terceiro reino, evidentemente, após a Medo-Pérsia, foi o Império Helenístico de Alexandre, o Grande, e, claro, seus sucessores. Dominou, pois, de 331 a.C. a 168 a.C., quando, finalmente, sua última grande força foi subjugada por Roma. Este império está representado, então, pelo ventre e quadris de bronze. |
| ROMA (27 a.C. – 476 d.C.) | Finalmente, o quarto reino mundial, representado pelas pernas de ferro e, também, os pés de ferro e barro, foi o Império Romano. A data de início foi, contudo, ajustada para 27 a.C., o começo do governo do primeiro imperador, Augusto. Notavelmente, Jesus nasceu e morreu sob a jurisdição do Império Romano. * 168 a.C. – O Início da Hegemonia Romana. Neste ano, de fato, ocorreu a Batalha de Pidna, na qual, indubitavelmente, o exército romano derrotou de forma decisiva o Reino da Macedônia, ou seja, o último grande sucessor do império de Alexandre, o Grande |
O Clímax da Profecia: O Reino Inabalável
Entretanto, Daniel disse que “nos dias destes reis”, isto é, atualmente, os atuais países da Europa, “o Deus do céu suscitará um reino que não será jamais destruído” (Daniel 2:44). Este reino é, pois, representado no sonho por uma PEDRA, que foi cortada sem auxílio de mãos, e que, por fim, consequentemente, destruiu toda a estátua. Indiscutivelmente, portanto, a pedra representa Cristo (Isaías 28:16; 1 Coríntios 10:4; Lucas 20:17, 18), e encontra seu cumprimento, finalmente, em sua Segunda Vinda, quando, enfim, dará fim aos reinos terrestres e estabelecerá Seu reino eterno, que jamais terá fim (Mateus 24:30; João 14:1-3; Apocalipse 1:7).
Afinal, por exemplo, Martinho Lutero, um dos grandes reformadores protestantes do século XVI, também sustentou a interpretação de que as pernas, pés e dedos da estátua representavam Roma e que, ademais, este império fora dividido nas modernas nações da Europa. Similarmente, de fato, ele acreditava que a pedra representava o Reino de Cristo a ser estabelecido em Sua Segunda Vinda.
Um dos maiores cientistas da história, ou seja, Sir Isaac Newton, ficou tão fascinado pela precisão das profecias bíblicas que, por isso, dedicou a fase final de sua vida ao seu estudo. Por conseguinte, desta pesquisa resultou o livro “As Profecias do Apocalipse e o Livro de Daniel”, no qual, aliás, ele argumentava que o cumprimento matemático dessas previsões funcionava como um selo de autenticidade divina.

Conclusão: A Soberania Divina Sobre a História
Em conclusão, portanto, o sonho profético de Nabucodonosor oferece um panorama divinamente revelado do fluxo e, também, refluxo dos impérios humanos. Ele demonstra, acima de tudo, indubitavelmente, que, apesar da aparente força dos governos terrenos, todos são, na verdade, transitórios e estão sob o controle soberano de Deus.
A precisão com que a profecia delineou a ascensão e queda da Babilônia, Medo-Pérsia, Grécia e Roma, bem como, além disso, a subsequente e duradoura divisão da Europa, serve, de fato, como um poderoso selo de autenticidade. Finalmente, então, a profecia da estátua aponta para uma esperança final e, sobretudo, inabalável.
Pois, enquanto os reinos deste mundo são frágeis, o Reino de Deus, por outro lado, simbolizado pela pedra, é eterno. Portanto, certamente, para os crentes, esta não é apenas uma profecia antiga, mas, sim, uma promessa viva de que a história caminha, enfim, para a consumação do plano redentor de Deus.
Avaliação de Conhecimento Detalhado: A Profecia de Daniel 2
As perguntas a seguir foram, evidentemente, elaboradas para testar seu conhecimento aprofundado e, além disso, sua atenção aos detalhes contidos na análise textual da profecia do capítulo 2 do livro de Daniel.
Cada questão, portanto, exige uma compreensão precisa de datas, personagens históricos, artefatos arqueológicos, terminologias e, também, interpretações teológicas específicas mencionadas no documento. Assim, responda cada pergunta com base exclusivamente nas informações apresentadas no texto de referência.
1. Primeiramente, de acordo com a análise textual, portanto, o Cilindro de Ciro não apenas relata a captura de Babilônia em 539 a.C., mas, também, revela a queda de um rei específico e exalta os esforços de Ciro. Assim, qual rei babilônico, segundo as informações do cilindro citadas no texto, teve sua queda registrada neste artefato?
A) Nabucodonosor, isto é, o construtor do templo de Esagila. B) Rômulo Augusto, ou seja, o último monarca antes de Ciro. C) Nabonido, de fato, o rei da Babilônia cujo fim é revelado no cilindro. D) Dario III, cujo império foi subjugado por Ciro em Arbela.
2. Em seguida, o texto detalha a transição do Império Medo-Persa para o Império Grego, marcando-a, assim, por uma batalha final e decisiva. Portanto, qual é o ano exato e, também, o nome da última batalha travada por Alexandre, o Grande, contra Dario III que, segundo o artigo, assinala o fim do domínio Medo-Persa?
A) 331 a.C., especificamente, na batalha de Arbela ou Gaugamela. B) 334 a.C., na verdade, na batalha de Grânico. C) 333 a.C., ou seja, na batalha de Issos. D) 168 a.C., enfim, na batalha de Pidna.
3. Ademais, a profecia atinge seu clímax com a introdução de um reino eterno. Conforme a interpretação bíblica citada no texto, pois, a PEDRA que destrói a estátua encontra seu cumprimento em qual evento e figura específicos?
A) No Império Romano, que, supostamente, unificou o mundo com sua força. B) Na ascensão das nações europeias, por exemplo, após a queda de Roma. C) Na reforma de Martinho Lutero, que, aliás, estabeleceu uma nova interpretação. D) Na Segunda Vinda de Cristo, que, finalmente, dará fim aos reinos terrestres.
4. Além disso, para corroborar a riqueza do Império Babilônico como a “cabeça de ouro”, o texto cita o historiador Heródoto. Então, qual das seguintes descrições corresponde exatamente à citação de Heródoto apresentada no artigo?
A) “As muralhas da cidade, por exemplo, adornadas com ouro, brilhavam ao sol…” B) “…no recinto sagrado, de fato, uma estátua de ouro maciço de 12 côvados de altura.” C) “…os Jardins Suspensos continham, alegadamente, fontes de ouro puro…” D) “…o Portão de Ishtar era feito, supostamente, de ouro e prata maciços…”
5. Similarmente, ao discutir a fragmentação do Império Romano (os pés de ferro e barro), o texto cita o historiador Edward Gibbon, que, aliás, menciona tribos bárbaras específicas. Das tribos listadas abaixo, especificamente, qual delas é mencionada por Gibbon na citação exata do texto como tendo levado Odoacro ao trono da Itália?
A) Os vândalos, que estavam na África. B) Os suevos, localizados na Espanha. C) Vários bandos de mercenários (hérulos), sem dúvida. D) Os francos, evidentemente, na Gália.
6. Voltando ao início, no início da narrativa, Nabucodonosor emite um decreto de morte contra todos os sábios da Babilônia. Consequentemente, qual foi a razão precisa e, além disso, sem precedentes que, segundo o texto, motivou diretamente esta ordem drástica do rei?
A) A incapacidade dos sábios de interpretar o sonho que, supostamente, o rei lhes contou em detalhes. B) A falha dos sábios em, primeiramente, revelar o conteúdo do sonho antes de o interpretarem. C) A descoberta de uma conspiração, talvez, entre os sábios para tomar o trono. D) A recusa dos sábios em, por exemplo, adorar a estátua de ouro que o rei havia erigido.
7. Igualmente, o texto menciona que o reformador Martinho Lutero compartilhou uma interpretação específica sobre a profecia da estátua. Portanto, qual das opções abaixo descreve com precisão a crença de Lutero, conforme citado no artigo?
A) Ele acreditava, por exemplo, que a pedra representava a Igreja se estabelecendo na terra durante a Idade Média. B) Ele interpretou, erroneamente, que os pés de ferro e barro simbolizavam o Império Otomano e suas divisões. C) Ele sustentou, aliás, que a cabeça de ouro era o papado e as pernas de ferro, então, a ascensão do protestantismo. D) Ele sustentou que as pernas e pés, de fato, representavam Roma e sua divisão, e a pedra, enfim, o Reino de Cristo em Sua Vinda.
8. De fato, o Império Medo-Persa é simbolizado na estátua pelo peito e braços de prata. Com base na análise do texto, então, o que a dualidade dos “braços” especificamente representa dentro do simbolismo deste império?
A) A divisão do império, por exemplo, entre o lado ocidental e oriental. B) A aliança fundamental, claro, entre os povos Medo e Persa. C) A conquista de dois grandes reinos: ou seja, Babilônia e Egito. D) O poder militar e, igualmente, o poder administrativo do império.
9. Ademais, o texto estabelece um período de domínio claro para cada império. Assim, qual é o período exato, do início ao fim, atribuído ao quarto reino, ou seja, a Roma dos Césares, na análise apresentada?
A) 168 a.C. a 476 d.C. B) 331 a.C. a 168 a.C. C) 539 a.C. a 331 a.C. D) 605 a.C. a 539 a.C.
10. Continuando, a validação histórica da ascensão da Medo-Pérsia é atribuída a um artefato específico. Portanto, quem é creditado no texto pela descoberta do Cilindro de Ciro e, além disso, em que ano isso ocorreu?
A) Edward Gibbon, talvez, em 1879. B) Heródoto, evidentemente, no século VI a.C. C) O arqueólogo britânico Hormuzd Rassam, de fato, em março de 1879. D) O próprio Ciro, o Grande, que, aliás, o comissionou em 539 a.C.
11. Além disso, antes de revelar o sonho a Nabucodonosor, Daniel faz questão de esclarecer a fonte de sua sabedoria. Então, a quem ou a que ele atribui a capacidade de revelar mistérios?
A) À sabedoria ancestral dos caldeus, a qual, supostamente, ele aprimorou. B) Ao “Deus no céu, que, de fato, o qual revela os mistérios”. C) Aos seus companheiros, que, felizmente, oraram com ele para receber a visão. D) Às estrelas e aos astros, cuja interpretação, alegadamente, lhe foi concedida.
12. De fato, o texto afirma que Alexandre, o Grande, travou três batalhas para conquistar o Império Medo-Persa. Assim, qual das alternativas apresenta a sequência cronológica correta dessas batalhas, conforme listado no artigo?
A) Issos, depois Arbela e, finalmente, Grânico. B) Arbela, em seguida Grânico e, finalmente, Issos. C) Issos, logo após Grânico e, finalmente, Arbela. D) Grânico, depois Issos e, finalmente, Arbela ou Gaugamela.
13. Quase finalmente, a fase final da estátua, os pés, é descrita como uma mistura de ferro e barro. Portanto, segundo a interpretação fornecida no texto, o que a afirmação “não se ligarão um ao outro” simboliza historicamente?
A) A impossibilidade de aliança, por exemplo, entre o Império Romano do Ocidente e do Oriente. B) O conflito permanente, talvez, entre a igreja e o estado durante a Idade Média. C) A falha das modernas nações europeias em, de fato, se unificarem permanentemente. D) A incompatibilidade, claro, entre as leis romanas e os costumes bárbaros.
14. Similarmente, cada império da estátua tem um período de domínio claramente definido no texto. Então, qual é o período exato de domínio atribuído ao terceiro reino, ou seja, a Grécia de Alexandre, o Grande?
A) 539 a.C. até 331 a.C. B) 605 a.C. até 539 a.C. C) 331 a.C. a 168 a.C. D) 168 a.C. a 476 d.C.
15. Ademais, ao descrever a queda do Império Romano do Ocidente em 476 d.C., o texto menciona explicitamente o nome de seu último imperador. Especificamente, quem foi ele?
A) Odoacro. B) Rômulo Augusto. C) Nabonido. D) Dario III.
16. De novo, quando confrontados pelo rei, os sábios da Babilônia dão uma resposta que expõe sua limitação. Portanto, qual das seguintes frases corresponde exatamente à justificativa que eles apresentaram a Nabucodonosor, segundo o texto?
A) “Apenas o profeta Daniel, que, aliás, serve a outro Deus, pode revelar tal coisa.” B) “Nenhum rei, de fato, por maior que seja, jamais pediu algo semelhante a seus magos.” C) “Dê-nos tempo e, certamente, traremos a interpretação correta do sonho.” D) “Ninguém há que a possa declarar ao rei, com certeza, senão os deuses, cuja morada não é com a carne.”
17. Aliás, o texto fornece detalhes precisos sobre a descoberta do Cilindro de Ciro. Assim, em que local específico, dentro das ruínas de Babilônia, o artefato foi encontrado por Hormuzd Rassam?
A) Nos Jardins Suspensos de Babilônia, talvez. B) Dentro do Portão de Ishtar, ou seja, o principal da cidade. C) Nas fundações de Esagila, de fato, o templo principal da cidade. D) No palácio real de Nabucodonosor, junto aos registros do reino.
18. Certamente, o clímax da profecia envolve uma “PEDRA” que destrói a estátua. Então, qual é a descrição exata da origem desta pedra, que, aliás, segundo o texto, aponta para sua natureza divina?
A) Foi cortada, notavelmente, “sem auxílio de mãos”. B) Foi forjada, supostamente, “pelo fogo dos céus”. C) Foi enviada, talvez, “por um anjo do Senhor”. D) Foi encontrada, alegadamente, “no cume do monte santo”.
19. Além disso, a tabela resumo e o corpo do texto fornecem as datas de domínio para o Império Medo-Persa. Portanto, qual é o período exato que o artigo atribui a este segundo reino?
A) 331 a.C. até 168 a.C. B) 539 a.C. até 331 a.C. C) 605 a.C. até 539 a.C. D) 168 a.C. até 476 d.C.
20. Finalmente, o primeiro império, simbolizado pela cabeça de ouro, é identificado como sendo Babilônia. Assim, qual foi o período de domínio deste glorioso império?
A) 539 a.C. até 331 a.C. B) 168 a.C. até 476 d.C. C) 331 a.C. até 168 a.C. D) 605 a.C. até 539 a.C.
Gabarito:
C | 2. A | 3. D | 4. B | 5. C | 6. B | 7. D | 8. B | 9. A | 10. C | 11. B | 12. D | 13. C | 14. C | 15. B | 16. D | 17. C | 18. A | 19. B | 20. D
Referências
- Bright, John. A History of Israel. 4th ed. Louisville, KY: Westminster John Knox Press, 2000.
- Gibbon, Edward. The Decline and Fall of the Roman Empire.
- Heródoto. Histórias.
- Josephus, Flavius. Antiguidades Judaicas.
- Museu Britânico. The Cyrus Cylinder.
- Shea, William H. Daniel: A Reader’s Guide. Nampa, ID: Pacific Press, 2005.
- Walvoord, John F. Daniel: The Key to Prophetic Revelation. Chicago: Moody Press, 1989.


